Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Quem se apresenta gratuitamente no palco do Centro de Convenções na noite de hoje, a partir das 20h30, é o grupo de choro Tradição, durante a Semana da Música, promovida pela Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, juntamente com o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Votuporanga e Câmaras Setoriais de Música. O evento começou no último dia 17.
O grupo já teve várias formações ao longo dos anos. Fundado em 1.984, pelo multi-instrumentista Amilar Riva, 81, em consequência de uma reunião de “chorões”. Uma das apresentações significativas do ano de 1.996 foi na lanchonete do Sesc de São José do Rio Preto, no dia do choro, em homenagem a Pixinguinha, que é comemorado em 23 de abril.
Em 2.004, Tradição promoveu e participou de um encontro de chorões, com a presença das cidades de Catanduva, São José do Rio Preto e Votuporanga, também no dia do choro.
Em 2.012, a convite, apresentou-se no Centro de Convenções de Votuporanga, também no dia do choro, em homenagem a Pixinguinha, em prol da Santa Casa de Votuporanga.
No momento, a formação é a seguinte: Amilar Riva no violão de 7 cordas; Fabiana Higa na flauta; José Molina no bandolim; João Doimo no cavaquinho; Francisco Andreata no pandeiro e Arlete Mendes apresentando.