Escritório do Sebrae-SP em Votuporanga oferece palestras e consultorias individuais em Marketing, Finanças, Gestão Administrativa e Jurídica
O ramo dos shoppings centers está em alta no Brasil. O país conta atualmente com 485 empreendimentos deste tipo. Segundo dados da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), em 2014, outros 41 centros de compras serão inaugurados, entre eles o North Shopping Votuporanga. Pensando nestes lojistas, o Sebrae-SP oferece uma gama de serviços de orientação para quem quer montar sua loja no shopping.
De acordo com o gerente do Escritório Regional do Sebrae-SP em Votuporanga, Sérgio Gromik, a primeira orientação é que o empresário faça um plano de negócios. “É fundamental que o empreendedor tenha a informação se esta mudança é viável do ponto de vista financeiro e também mercadológico”, afirma ele.
Com o planejamento de negócios em mãos, Gromik orienta que o empreendedor acesse o www.sebraesp.com.br. “No portal, temos cursos online de vendas, controles financeiros e atendimento, além de um diagnóstico empresarial com o Check Up Empresa e uma orientação em visual de loja com o Inova Loja Digital”, ressalta.
Os empresários que abriram suas lojas no North Shopping Barretos, cidade que fica a 178 quilômetros de Votuporanga, também receberam este respaldo do Sebrae-SP. “Todos os anos o North Shopping Barretos e o Sebrae-SP realizam ações, planejamentos e cronogramas para atender às empresas que desejam se instalar e também para as empresas estabelecidas. Buscamos contribuir para o crescimento e desenvolvimento das mesmas, realizando atendimentos individuais, consultorias, palestras e workshops nas áreas de marketing, administração, finanças e jurídica”, afirma o gerente do Escritório Regional do Sebrae-SP Barretos, Rogério Volpini.
De acordo com Volpini, o North Shopping Barretos é um dos maiores parceiros do Sebrae-SP na região de Barretos, onde juntos desenvolvem atividades importantes para contribuir para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas instaladas. “Destaco alguns eventos importantes, como o evento da Mulher Empreendedora, Desfile North Fashion Day, Fórum do Varejo entre outras ações que contribuem para que a relação de parceria seja cada vez mais forte e que gerem resultados efetivos para as empresas instaladas”, afirma o gerente do Escritório Regional do Sebrae-SP Barretos.
Nos Escritórios Regionais em Votuporanga e Barretos, o Sebrae-SP oferece também palestras e consultorias individuais em Marketing, Finanças, Gestão Administrativa e Jurídico para orientação ao empreendedor e empresário. Estes serviços são gratuitos.
A palavra de ordem é inovar
Os dois gerentes dos Escritórios Regionais do Sebrae-SP, em Votuporanga e Barretos, afirmam que, quem quer abrir uma loja em um shopping ou já tem instalada, é preciso ter em mente a palavra inovação. “Tem que inovar constantemente. É importante também o relacionamento com o cliente, ótimo atendimento e serviços adicionais, como entrega e customização. Isto faz a diferença para decisão de compra”, afirma o gerente do Escritório Regional do Sebrae-SP em Votuporanga, Sérgio Gromik.
O fator fundamental, segundo ele, é que o empresário deve observar sempre o mercado concorrente e consumidor, se está alinhado com o que o consumidor deseja e o concorrente está oferecendo. “É essencial ser competitivo e este é o grande benefício, tanto para os empreendedores quanto para os clientes”, disse Gromik.
Já em relação ao desenvolvimento das cidades com a chegada destes novos centros de compras, o gerente do Escritório Regional do Sebrae-SP Barretos, Rogério Volpini, afirma que o North Shopping é referência quando se trata de empreendedorismo, com planejamento consistente, claro e objetivo, propiciando às empresas instaladas possibilidades de crescimento e lucratividade. “A população ganha uma nova opção de entretenimento e lazer, além de um espaço confortável e agradável para fazer suas compras”, disse Volpini.
Das ruas para os shoppings
De acordo com o gerente do Escritório Regional do Sebrae-SP em Votuporanga, Sérgio Gromik, as principais diferenças que os lojistas identificam quando migram-se das ruas para os shoppings é em relação ao mercado consumidor e o custo mensal de sua loja. “Devido ao shopping ser um condomínio de lojas, há um novo custo fixo a ser agregado nas finanças dos lojistas, que é o aluguel/condomínio do shopping. Uma vez que o custo fixo mais elevado, impacta diretamente no preço de venda”, afirma ele.
Já em relação ao mercado consumidor, Gromik afirma que o shopping é visto hoje como um centro de entretenimento à comunidade. “Assim, os lojistas precisam estar com as vitrines e o ambiente de loja sempre atrativos, para que o cliente tenha o interesse no produto e o desejo da compra. Vitrines e fachadas devem ser modificadas constantemente, com mais frequência que o comércio de rua”, orienta ele.
O gerente do Sebrae-SP diz ainda que a equipe de venda precisa estar bem orientada para o atendimento e também para que o rodízio de horário de almoço e folgas não conflitem com os horários de picos de visita dos clientes, que são horário de almoço e após as 19h em dias de semana. “Final de semana, horários da tarde e noite requerem atenção especial pelo grande número de visitação de consumidores”, diz Gromik.
O Escritório Regional do Sebrae-SP em Votuporanga fica na avenida Wilson de Souza Foz, 5.137. Mais informações pelo telefone (17) 3421-8366.
Comercialização
A empresa Sérgio Gomes Participações – SGPar deu início à comercialização das lojas do North Shopping Votuporanga. Desde o dia do lançamento comercial do North Shopping Votuporanga, as negociações estão sendo realizadas no estande localizado na marginal Nasser Marão, 3773, ao lado do antigo recinto de exposições. De acordo com o empresário Sérgio Gomes, os lojistas interessados em abrir uma loja no empreendimento podem visitar o estande, que funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. Atendimentos ao sábados também são realizados, mas é necessário agendamento.
Neste fim de ano, o setor comercial do North Shopping Votuporanga atenderá até sexta-feira (20/12), retornando em 6 de janeiro. Mais informações no plantão de vendas no local ou pelos telefones (17) 3422-7112/3422-7115.
Reservas de lojas também podem ser feitas pela Nacional Shopping pelo telefone (11) 3371-1213 ou pelo e-mailcomercial@nacionalshopping.com.br