Lançado em 2010 como um canal de reprises de programas da Globo, o Viva é hoje um dos principais trunfos da Globosat, a programadora de TV por assinatura da família Marinho.
No ano passado, com títulos como Rainha da Sucata, Água Viva e A Próxima Vítima, o Viva chegou à nona posição no ranking dos canais mais vistos da TV paga entre 7h e 1h. Cresceu 25% e subiu três posições em relação a 2012. Deixou para trás o Multishow, o Space e o Telecine Pipoca. É hoje a terceira maior audiência da Globosat, atrás apenas do Sportv e do Megapix.
Outro canal que teve crescimento vigoroso em 2012 foi o Discovery. Também aumentou sua audiência em 25%, passando da 20ª posição para 18ª, na faixa das 7h à 1h. Na média das 24 horas, foi o que mais cresceu.
Embora tenha crescido menos, 20%, o FX foi o canal que pegou o maior "elevador". Subiu do 18° para o 12° lugar. Outro destaque positivo foi o Universal Channel, que investiu na dublagem de filmes e séries e escalou três posições (da 15ª para 12ª).
Não houve alterações nas cinco primeiras posições do ranking. Discovery Kids, Cartoon Network, Disney Channel, Sportv e Fox continuam sendo os mais assistidos. Apenas no sexto lugar houve uma alteração: o TNT ultrapassou o Megapix, numa disputa direta entre dois canais básicos de filmes dublados.
O ranking traz uma evidência: o crescimento da base de assinantes, impulsionada pela classe C, criou um monopólio de canais dublados ou falados em português. Os 15 primeiros canais mais vistos têm essa característica.