Padre Gilmar está há um pouco mais de dois anos na Paróquia Nossa Senhora Aparecida
O padre Gilmar Antonio Fernandes Margotto comemorou no dia 27 de janeiro, 19 anos de ordenação sacerdotal. Em todo este período os seus serviços foram realizados em Votuporanga.
Nascido em Votuporanga, no dia 2 de julho de 1970, desde sua infância e juventude se interessou pela igreja e trabalhos pastorais da comunidade, participando da Catequese, Congregação Mariana e Pastoral da Juventude. Em 1988, aos 17 anos, padre Gilmar ingressou no Seminário Diocesano em São José do Rio Preto.
Cursou Filosofia e Teologia pela Faculdade Sagrado Coração de Jesus entre os anos de 1988 e 1994. Foi ordenado diácono no dia 13 de maio de 1994 e recebeu a ordenação Presbiteral no dia 27 de janeiro de 1995, por imposição das mãos de Dom José de Aquino Pereira, na igreja matriz Nossa Senhora Aparecida de Votuporanga.
Menos de um mês após a sua ordenação presbiteral, foi nomeado pároco da recém-criada Paróquia Senhor Bom Jesus de Votuporanga. Durante mais de 16 anos, o padre Gilmar esteve à frente da Paróquia Senhor Bom Jesus, enfrentando as dificuldades iniciais como os poucos recursos financeiros, falta de espaço para reuniões, catequeses e encontros. Neste período em que ficou na paróquia Senhor Bom Jesus, destacam-se entre suas obras, a construção da nova igreja e do Centro de Pastoral, criação de movimentos e pastorais, formação de lideranças, dinamização das atividades e trabalho com a juventude.
Padre Gilmar também é formado em Psicologia pelo Centro Universitário do Norte Paulista (UNORP). Juntamente com os padres Edemur José Alves (falecido em 2011) e Carlos Rodrigues dos Santos, ele formou a Comissão Diocesana de Estudos para a criação da Diocese de Votuporanga.
Em setembro de 2011, após o falecimento do padre Edemur José Alves, de quem era muito amigo, foi convidado pelo bispo diocesano a assumir a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, onde está desde 26 de outubro de 2011.
Em pouco mais de dois anos à frente da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, padre Gilmar tem acompanhado de perto a vida da comunidade. Entre os trabalhos já realizados estão a troca do sistema de som da igreja, reforma da secretaria paroquial, salas de catequese e auditório, volta das badaladas dos relógios, construção do centro de eventos, ampliação do número de setores e incentivo a todos os movimentos e pastorais, além de continuar trabalhando pela criação da diocese de Votuporanga.