Protagonizada por Julia Lemmertz e Gabriel Braga Nunes, a trama mostra o amor de dois primos que o tempo não conseguiu apagar
Na primeira fase de “Em Família”, Bruna Marquezine viverá Helena quando jovem
A novela “Amor à Vida” chegou ao fim e todos os mistérios e emoções da trama de Walcyr Carrasco foram esclarecidos. E nesta segunda, estreia “Em Família”, a novela que tem a difícil missão de manter a ótima audiência conquistada por sua antecessora.
Tradicionalmente em todas as novelas de Manoel Carlos e “Em Família” não seria diferente, a protagonista se chama Helena e o autor promete que essa será a última Helena de sua carreira. Desta vez, a personagem será interpretada por Julia Lemmertz – a primeira foi interpretada por sua mãe, Lílian Lemmertz, em 1981. “Eu sempre construí a Helena como uma mulher comum, que ama e odeia. Uma pessoa capaz de crueldades, mas também de grandes gestos”, disse o autor, que ainda completa: “Helena fecha um ciclo nascido por acaso em 1981, com ‘Baila Comigo’. Já anunciei esse encerramento outras vezes, mas agora cheguei aos 80 anos e prefiro parar enquanto me julgo capaz de encarar essa empreitada. Mas, que fique claro: parar de escrever, nunca! Quero voltar a fazer minisséries como ‘Presença de Anita’ e ‘Maysa’, que eu escrevi em 2001 e 2009, respectivamente”. Julia ficou emocionada com as palavras de Maneco e afirmou que é uma honra ter a personagem em seu currículo. “Fazer esse papel acontece em um momento maduro e propício de minha carreira. Sempre esteve vivo em minha memória o prazer que minha mãe tinha em fazer este papel”, comemorou a atriz.
A novela se passará em três fases e contou com gravações em Viena, na Áustria, em Goiás e no Rio de Janeiro, além de imagens em estúdio. Para o diretor Jayme Monjardim, um dos maiores desafios foi fazer uma novela com três fases distintas: “É um processo que nos deixa muito envolvidos, é algo que exige muito de toda a equipe. Mudança de fase é sempre difícil, mas temos um elenco maravilhoso, que veio com muita garra”. Além de Jayme Monjardim, a novela também terá a direção de Leonardo Nogueira.
Duas vidas unidas pelos mais fortes laços: o amor e a família. E também marcadas pelos mais desonrados sentimentos: ciúme, culpa e inveja, esse será o tema central de “Em Família”. Uma história de encontros e desencontros que atam e desatam os corações e as vidas dos primos Laerte (Gabriel Braga Nunes) e Helena (Julia Lemmertz). Ele é um jovem talentoso consumido por um amor que se torna uma obsessão pela prima, que é potencializada quando o amigo Virgílio (Humberto Martins) se aproxima dela. Helena sabe que é amada e desejada e, talvez por isso, seja inconsequente em relação ao que seu primo sente. Uma trama onde não existem vilões ou mocinhos, mas pessoas que erram, amam e perdoam. Manoel Carlos escreve uma crônica da vida real, na qual as certezas e as incertezas do coração são constantemente colocadas em prova. Com três fases, indo dos anos 1980 até 2014, “Em Família” conta a história dessa família e desse amor que começa em Goiás e se desenrola vinte anos depois no charmoso bairro do Leblon no Rio de Janeiro, passando por Viena, na Áustria.
Foi no início dos anos 1980, pelas ruas de casas coloniais e ladeiras de pedra da fictícia cidade de Esperança, no interior de Goiás, que Helena conheceu a força do amor e da posse de Laerte. Uma paixão de infância vivida entre as cachoeiras da pequena cidade e os corredores da casa de seus pais, em Goiânia. Uma ligação selada por um pacto de sangue e por um símbolo – a Fênix - de um amor que sempre renasce, não importa o tempo ou os obstáculos que a vida coloque em seus caminhos.
“Gosto de contar histórias que sejam verossímeis, sem me preocupar se são ou não reais. Obviamente, tudo que se conta na ficção foi vivido por alguém, ainda que esse alguém não seja a pessoa que conta. Para mim, é gratificante quando alguém me diz que viu a novela e reconheceu a fala de um personagem como a de um parente ou de um amigo. Talvez por isso o público tenha criado uma identificação com a minha ficção. Ele sente que já viveu aquela história. Em algum lugar. Em alguma época. É assim que eu sei fazer. Assim foram todas as minhas novelas. Assim é também é ‘Em Família’”, relata Manoel Carlos.
Vem aí mais uma novela de Manoel Carlos, tendo como cenário o Leblon e protagonista a personagem Helena. Basta saber se o telespectador que estava acostumado com os mistérios de “Amor à Vida” vai se acostumar com uma “história da vida real”. Isso, só o tempo dirá!
Quem é quem?!
Ramiro Fernandes (Oscar Magrini) – Pai de Helena (Julia Lemmertz), Felipe (Thiago Mendonça) e Clara (Giovanna Antonelli). Leiloeiro conhecido, é casado com Chica (Natália do Vale), com quem tem uma relação desgastada.
Chica (FRANCISCA FERNANDES) (Natália do Vale) – Irmã de Selma (Ana Beatriz Nogueira) e Juliana (Vanessa Gerbelli), mãe de Helena (Julia Lemmertz), Felipe (Thiago Mendonça) e Clara (Giovanna Antonelli), é casada com Ramiro (Oscar Magrini). É muito ligada aos filhos e também às irmãs. É uma mulher forte, bonita e cheia de personalidade.
Helena Fernandes (Julia Lemmertz) – Mãe de Luiza (Bruna Marquezine), é filha de Ramiro (Oscar Magrini) e Chica (Natália do Vale), irmã de Felipe (Thiago Mendonça) e Clara (Giovanna Antonelli). Nasceu em Goiânia, depois se muda para o Rio de Janeiro. É uma mulher forte, que sempre amou o primo Laerte (Gabriel Braga Nunes), com quem viveu uma história de amor na juventude.
Luiza (Bruna Marquezine) – Filha de Helena (Julia Lemmertz). Muito parecida com a mãe, tanto física quanto emocionalmente. Estudante de Jornalismo, é inteligente, ousada, dinâmica. Namora André (Bruno Gissoni), seu colega de faculdade, mas se sente atraída imediatamente por Laerte (Gabriel Braga Nunes).
Clara (Giovanna Antonelli) - Filha mais nova de Chica (Natália do Vale) e Ramiro (Oscar Magrini), irmã de Helena (Julia Lemmertz) e Felipe (Thiago Mendonça). É alegre e destemida. Casada com Cadu (Reynaldo Gianecchini) são pais de Ivan (Vitor Figueiredo).
Felipe (Thiago Mendonça) – Irmão de Helena (Julia Lemmertz) e Clara (Giovanna Antonelli), tímido e bem comportado, o filho “esquecido”. Torna-se estudante de Medicina e depois médico, especializado em Geriatria.
Itamar (Nelson Baskerville) - Marido amoroso de Selma (Ana Beatriz Nogueira) e pai de Laerte (Gabriel Braga Nunes). Irmão de Ramiro (Oscar Magrini), juntos comandam uma grande loja de leilões em Goiânia.
Selma (Ana Beatriz Nogueira) - Irmã mais velha de Chica (Natália do Vale) e Juliana (Vanessa Gerbelli), é esposa atenciosa de Itamar (Nelson Baskerville) e a mãe zelosa de Laerte (Gabriel Braga Nunes). Depois da tragédia, afasta-se da querida irmã, Chica (Natália do Vale).
Laerte (Gabriel Braga Nunes) - Filho único de Selma (Ana Beatriz Nogueira) e Itamar (Nelson Baskerville). Ama a prima Helena (Julia Lemmertz), a quem namora quando jovem. Sai do Brasil para estudar Música e volta vinte anos depois.
Verônica (Helena Ranaldi) – Namorada de Laerte (Gabriel Braga Nunes), é maestrina e parceira dele no sonho de levar música às pessoas carentes. Serena, gente boa e bonita.
Benjamim (Paulo José) - Marido de Maria (Cyria Coentro), pai de Virgílio (Humberto Martins) e padrasto de Neidinha (Carla Cristina).
Maria (Cyria Coentro) - Mãe de Virgílio (Humberto Martins) e Neidinha (Carla Cristina), sendo a menina filha de seu primeiro casamento. É uma mãe atenta, zelosa e de valores inabaláveis.
Virgílio (Humberto Martins) – Filho de Benjamim (Paulo José) e Maria (Cyria Coentro), meio irmão de Neidinha (Carla Cristina). É um homem doce e centrado. Ama Helena (Julia Lemmertz) desde a juventude até os dias de hoje.
Juliana (Vanessa Gerbelli) - Mulher de Fernando (Leonardo Medeiros), Juliana (Vanessa Gerbelli) é a irmã caçula de Chica (Natália do Vale) e Selma (Ana Beatriz Nogueira). É voluntariosa e mimada. Demonstra ter mais independência e menos paixão que o marido. Ela quer ficar grávida. E só.
Fernando (Leonardo Medeiros) - É filho único, advogado. É o marido apaixonado de Juliana (Vanessa Gerbelli). Ele quer proximidade e afeto.
Cadu (Reynaldo Gianecchini) - Marido amoroso de Clara (Giovanna Antonelli) e pai de Ivan (Vitor Figueiredo).