Ex-vereador foi homenageado pela Lesvo na manhã de ontem; presidente da Liga lembrou a década de 1970, considerada o auge da folia no município
Karolline Bianconi
karol@acidadevotuporanga.com.br
O carnavalesco Arnaldo José Santa Fé Trindade foi homenageado na manhã de ontem pela Lesvo (Liga das Escolas de Samba de Votuporanga), no auditório da Secretaria da Cidade. Trindade marcou a década de 1970 com o Carnaval de rua e é atuante até hoje nos eventos realizados pela comunidade. Além disso, Santa Fé disputou três eleições para vereador. Foi eleito em três delas e perdeu duas, inclusive a do dia 7 de outubro de 2012, obtendo 444 votos.
Troféu
A Lesvo tem como objetivo oferecer um troféu a cada escola de samba que for tricampeã do Carnaval. Neste ano, Santa Fé será o homenageado, emprestando seu nome.
Em 2013, Jesus Nato, conhecido popularmente como “Zuis Preto”, foi o homenageado. Ele foi o primeiro presidente e fundador da agremiação Mulata Dengosa.
Reconhecimento
O presidente da Lesvo, Silvio Vieira, disse que Santa Fé fez e continua integrando o Carnaval de Votuporanga. Relembrou que começou a gostar da festa no auge dos anos 70, na qual era organizada totalmente por Santa Fé. “Foi uma época inesquecível”, afirmou. Silvio ressaltou que Santa Fé é reconhecido regionalmente por seu amor ao Carnaval e que luta para que o evento não perca suas raízes. “Muitos não sabem, mas ele até vendeu uma casa para custear a festa”, disse. Ele também recebeu o título de sócio benemérito da Lesvo.
A Lesvo
Sobre a atuação da Liga, Silvio contou que o grupo foi criado em 2001, com o objetivo de tentar organizar as entidades realizadoras do Carnaval, para que o evento tivesse uma responsabilidade e dedicação maior. “Melhorou muita a nossa festa, pois a comunidade passou a ver que o Carnaval é um evento do próprio povo. Somente em Votuporanga, a folia é realizada em 50 anos”, disse.