Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Há 28 anos nascia em Votuporanga o Capítulo Demolay Asas da Liberdade, reunindo jovens com idades entre 12 a 21 anos com o objetivo de fortalecer a formação pessoal destes garotos e aumentar o interesse pela filantropia. Para comemorar a data, diversas atividades foram programadas e estão em desenvolvimento pela cidade. Além de tudo isso, os adolescentes também lembram os 700 anos da morte de Jacques DeMolay.
O Capítulo Asas da Liberdade completou idade nova no dia 8 de março e os 700 anos da morte de Jacques DeMolay foram lembrados no dia 18 de março.
A cerimônia de aniversário da ordem na cidade aconteceu no dia 15, com a participação de aproximadamente 70 convidados. Na data, fizeram homenagens às cinco lojas maçônicas do município: União Universal 50; Votuporanga 472; Brisas Suaves; Pitágoras; e José Ferreira Vieira.
No dia 16 de março, os jovens participaram de uma missa na Paróquia Santa Luzia.
Houve também uma palestra com uma professora de História sobre os Templários.
Agora, a próxima atividade será no domingo, quando vão passar uma manhã com os internos da Comunidade Nova Vida, que oferece tratamento a dependente químico. Eles vão almoçar no local e também compartilhar alguns momentos de descontração. A Ordem Demolay abraçou a Comunidade Nova Vida como uma das entidades a ser ajudadas, especialmente pela identificação com o problema dos internos. Vivenciar a realidade de pessoas em tratamento de dependência química serviu para estimular os participantes do capítulo a manter distância das drogas.
O Asas da Liberdade conta com aproximadamente 55 membros. As reuniões acontecem a cada 15 dias, cada vez em uma loja maçônica diferente. Para participar, é preciso ser convidado de algum membro.
João Victor Vilalva, mestre conselheiro do capítulo, explicou que a Ordem tem o objetivo de “oferecer crescimento pessoal e também fortalecer a filantropia. Ajuda no aprimoramento e desenvolvimento dos jovens participantes”, disse.
O Asas da Liberdade é bem fortalecido. Em ranking nacional divulgado recentemente, que é estabelecido de acordo com as atividades propostas, ele foi apontado como o primeiro do Estado de São Paulo e segundo do Brasil.