O espetáculo é gratuito e faz parte do programa Bolsa Cultura de Fomento à Produção Cultural, de Votuporanga.
O evento será em comemoração ao Dia Nacional do Choro
Andressa Aoki
O grupo de Choro Tradição se apresenta amanhã, às 21h, na Concha Acústica. O evento será em comemoração ao Dia Nacional do Choro, criado por lei federal, em homenagem à data do nascimento do mestre Pixinguinha (23 de abril de 1897).
No repertório do show, serão tocados clássicos como Lamentos; Noites cariocas; Brasileirinho; sucessos de Ernesto Nazareth; de Jacob do Bandolim; de Waldir Azevedo; de Altamiro Carrilho e do Pixinguinha.
O espetáculo é gratuito e faz parte do programa Bolsa Cultura de Fomento à Produção Cultural, de Votuporanga.
O grupo de choro Tradição existe na cidade desde 1980, mas sempre “camuflado”, ensaiando e tocando na garagem do seu idealizador Amilar Riva. Conta com cinco instrumentos: flauta, bandolim, violão de 7 cordas, cavaquinho e pandeiro.
A apresentação vai divulgar o gênero Choro, popularmente chamado de chorinho, no sentido de resgatar a primeira música pura – tipicamente brasileira – que nasceu no século 18, por volta de 1870.
Nos antigos saraus, se reuniam grandes músicos, que criaram o gênero. Entre os inventores: o flautista Joaquim Antonio Calado e a pianista Chiquinha Gonzaga.