Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Juntos há 50 anos, Joaquim José de Oliveira, 70, e Divina Roberto Duarte de Oliveira, 66, comemoraram o aniversário de casamento no dia 18 de julho. O padre Geomar Alves dos Santos celebrou uma missa com bênção para as alianças, na capela Santos Reis, sábado, às 19h30.
Nascidos em São João de Iracema, os dois se conhecem desde a infância. Estudaram juntos e desde aquela época o coração já batia mais forte quando se viam. “Quando eu tinha 10 anos de idade já havia me apaixonado por ele”, contou Divina.
Primeiro, veio a amizade e o namoro começou somente na juventude, durando oito meses. O casamento aconteceu em 18 de julho de 1.964. Dele, nasceram Sônia de Oliveira Venturini e Sinival de Oliveira. O casal também tem seis netos.
Para manter um relacionamento duradouro, Joaquim explica que é simples. “É preciso ter respeito, entendimento e saber enfrentar as dificuldades juntos. Em todos estes anos, superamos todos os problemas”, disse.
“A paciência é fundamental. Sempre frequentei mais a igreja que ele, porque Joaquim viajava muito quando era caminhoneiro. Nestes dias de oração, pedia que Deus nos abençoasse e que nos ajudasse a entender nossas diferenças. O casamento é como uma rosa, também tem espinhos e precisa de cuidado”, finalizou Divina.