Grupo faz palestra com estudantes para que as crianças cuidem dos bichos de estimação e que transmitam essas lições para seus pais
O palestrante Erasmo Godoy garante que o retorno tem agradado aos voluntários
Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
As crianças de hoje são o futuro de amanhã. Essa frase resume bem o trabalho do grupo Protetores Independentes de Votuporanga. Os integrantes estão percorrendo as escolas do município em busca de conscientização.
O projeto é simples, mas vai ao encontro do público. Por meio da iniciativa “Plantando sementes, educação começa com os pequenos (crianças)”, Erasmo Godoy (membro do grupo) visita as unidades de ensino para falar sobre os cuidados que as pessoas devem ter com seus bichinhos de estimação.
Erasmo não vai sozinho. Leva o seu cãozinho Costelinha Júnior, que chama a atenção da garotada. Com o bom exemplo de Costelinha, que ouve atentamente o palestrante, as crianças também escutam as palavras do participante do grupo Protetores Independentes de Votuporanga.
A ideia é explicar os crimes contra os animais e suas consequências para que os pequenos não cometam quando adultos. “Se eles souberem dos abandonos e maus-tratos e o quanto isso afeta o animal, eles vão crescer sabendo que é errado e que existem leis para proteger os bichos de estimação”, afirmou Erasmo. Entre os temas abordados estão castrações, abandono e posse responsável.
Receberam orientações os alunos do SAB (Sarah Arnoldi Barbosa) e da escola Passo a Passo. E o projeto não tem uma faixa etária específica. “Na última escola, no Passo a Passo, conversamos com alunos de 5 a 10 anos juntos. Foi um máximo”, disse.
Erasmo garante que o retorno tem agradado o grupo. “As crianças ficam surpresas e me enchem de perguntas. As mais comuns são como acontece o abandono, por que muitos cachorros estão na rua, o que elas devem fazer quando vê um cão na rua, se o animal está triste, entre outras”, revelou.
Com o recesso escolar no mês de julho, o projeto vai retornar em agosto. A primeira escola a ser visitada será a Adventista.