Para comemorar o aniversário, uma festa reuniu mais de 700 pessoas no dia 12 de julho
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
A vereadora Vanice Fernandes, de Álvares Florence, mora no distrito de Boa Vista dos Andradas e aproveitou o trabalho de conclusão de curso, que fez na faculdade para contar os 94 anos de história do local onde vive.
Para a sua pesquisa, Vanice buscou informações em jornais e conversou com antigos moradores.
Em comemoração, a vereadora fez uma festa no dia 12 de julho, reunindo mais de 700 pessoas, com homenagens aos professores e cidadãos mais antigos do local.
Os moradores do distrito, que hoje são aproximadamente 600 pessoas, ajudaram a convidar para o evento pessoas que já viveram lá.
“Foi um encontro de velhos amigos, um resgate cultural. Pessoas que fizeram parte da história estiveram na festa. Os que não moram em Boa Vista dos Andradas porque foram em busca de uma vida melhor, não se esqueceram de lá e se emocionaram com a homenagem”, disse Vanice.
Como tudo aconteceu
Há 94 anos, no vilarejo antes conhecido como Patrimônio, foi erguido um cruzeiro na praça e os pioneiros do lugar passaram a chamá-lo de Vila Cabajá, em razão das mercadorias trazidas de Tanabi acabarem rapidamente, pois ali já viviam várias famílias atraídas pelas terras inexploradas.
O vilarejo, que hoje é distrito de Álvares Florence, era um importante centro comercial, havia máquinas de benefício, vendas, açougues, serraria, barbearia, farmácia, e oficina.
Não se sabe ao certo quando o vilarejo recebeu o nome de Boa Vista dos Andradas, mas este título foi escolhido em homenagem a um dos doadores de terras para a formação de Boa Vista e esses doadores foram: Ozório Andrada, João Amâncio da Silva e Augusto Soares Garcia.
Passaram por lá muitas pessoas importantes que fizeram parte da história e progresso deste lugar e também cidadãos que ainda residem no distrito.