Estudante da cidade participa da etapa nacional, que acontece
de 31 de agosto a 6 de setembro, em Belo Horizonte
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Diego Soares de Oliveira é o aluno que vai representar o Senai/Cemad (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial / Centro Tecnológico de Formação Profissional da Madeira e do Mobiliário de Votuporanga) na 8ª Etapa Nacional da Olimpíada do Conhecimento, que reunirá, de 31 de agosto a 6 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte-MG, mais de 800 estudantes de entidades de ensino profissionalizantes de todo o país.
Diego Soares de Oliveira participou no Senai do curso de Aprendizagem Industrial Marceneiro nos anos de 2012 e 2013, tem 20 anos de idade e estará na competição na modalidade Marcenaria de Móveis.
Ele esteve no ano de 2013 no São Paulo Skills Senai e foi o aluno indicado para representar o Senai-SP na 8ª Olimpíada do Conhecimento - Senai.
Tornando-se vencedor se juntará a mais dois participantes para ser definido quem representará o Brasil na 43ª World Skills Competition, competição que reúne jovens do mundo inteiro e que, em 2015, será realizada pela primeira vez na América Latina, na cidade de São Paulo.
“Nosso sentimento é de orgulho em ter um representante de Votuporanga entre os melhores do Estado e poder contribuir para a melhoria do desenvolvimento industrial da região, pois é muito importante que os conhecimentos aplicados nesta modalidade sejam disseminados aos demais alunos que participam de cursos nesta área”, ressalta a diretoria do Senai/Cemad.
A delegação paulista terá 53 competidores na disputa por medalhas e 30 estudantes que participam como pré-classificados para a World Skills São Paulo 2015, evento que ocorrerá em agosto do próximo ano.
Os alunos paulistas concorrem a medalhas em 48 modalidades das 58 existentes na competição, sendo quatro para jovens com deficiência: Tecnologia da Informação (alunos cegos), Panificação (alunos com Síndrome de Down), Mecânica de Automóveis (alunos cadeirantes) e Costura (alunos surdos).
Os competidores que conquistarem a medalha de ouro na Etapa Nacional da Olimpíada do Conhecimento participarão de novo torneio no final do ano como alunos pré-classificados para a World Skills 2015.
Tradição vitoriosa - Para participar da Olimpíada do Conhecimento, os estudantes do Senai-SP competiram no São Paulo Skills, etapa estadual desse campeonato, realizada em setembro de 2013, em São Paulo. Na ocasião, mais de 700 alunos de 84 unidades do Senai-SP participaram das provas.
A competição
Realizada a cada dois anos, a Olimpíada do Conhecimento desafia jovens estudantes a elaborar um projeto teórico e mostrar na prática a melhor forma de executar um processo industrial. Vence a competição o aluno/grupo com maior número de pontos nas tarefas, que simulam situações do ambiente real de trabalho.
A competição é composta por provas práticas e teóricas. Especialistas acompanham e avaliam o desempenho dos candidatos em cada etapa do trabalho. Durante os dias do torneio, os alunos recebem um projeto para ser interpretado. Depois, eles planejam a execução das tarefas, momento em que seus conhecimentos e habilidades são avaliados.
A Olimpíada do Conhecimento é uma versão do antigo Torneio Nacional de Formação Profissional, criado em 1982. A competição é uma forma de valorizar a formação dos estudantes e avaliar a qualidade da educação profissionalizante oferecida pelo Senai . Tem por objetivo promover e incentivar o ensino profissional no Brasil.
Paralelamente à fase nacional da Olimpíada do Conhecimento, será realizado o Inova Senai, evento tecnológico que reunirá 50 projetos de aplicação industrial, com o objetivo de revelar novos talentos para diversos setores da indústria. Alunos do Senai-SP participarão com 19 projetos. A iniciativa estimula o empreendedorismo, a inovação e o desenvolvimento de tecnologias.