Apresentação da ópera acontece hoje, às 20h30, com classificação etária de 14 anos e entrada gratuita
Os apreciadores de ópera terão oportunidade de assistir a um espetáculo gratuito neste domingo, 31 de agosto. “La Bohème - a ópera contada e cantada” integra o programa Ópera Curta, da Secretaria de Estado da Cultura, que em cooperação com a Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo, promove a circulação de peças de teatro musical, baseadas em óperas famosas. Com classificação indicativa de 14 anos a apresentação terá início pontualmente às 20h30; interessados devem retirar ingresso com uma hora de antecedência.
Criado por Cleber Papa e Rosana Caramaschi, sob a direção musical do maestro Luís Gustavo Petri, o espetáculo é inspirado na ópera “La Bohème” composta por Giacomo Puccini (1858-1924) e na novela “Scènes de la vie de bohème”, e conta a história dos amigos Rodolfo (poeta), Marcelo (pintor), Schaunard, Colline e os amores dos dois primeiros, Mimi e Musetta, respectivamente.
“Fizemos uma transposição da música para um conjunto de câmara composto de piano, violino, violoncelo e flauta”, afirma o maestro Petri. “Desta maneira, preservamos a música original de Puccini para orquestra de grande porte, ‘traduzindo-a’ para uma formação de quatro músicos. As principais árias e duetos da ópera estão mantidos no espetáculo, permitindo uma compreensão bastante precisa por parte do público leigo e oferecendo um resultado de alto padrão para aqueles que já conhecem o gênero e até a própria ópera”, explicaram os criadores.
A ópera é uma criação de transição entre o período romântico e o realismo no gênero, e narra a história de artistas e pessoas comuns que conviviam em estado de penúria, na cidade de Paris, no final do século XIX.
“Votuporanga é privilegiada pela oportunidade de receber espetáculos de diferentes manifestações artísticas, possibilitando que a cada evento um público novo sinta-se convidado a prestigiar e apreciar. É muito importante a formação de plateia, inclusive como estímulo para a classe artística local e regional”, afirma Silvia Stipp, secretária de Cultura e Turismo.
Programa Ópera Curta
Realizado pela Secretaria de Estado da Cultura desde 2009, o programa tem por objetivo promover o conhecimento do que é ópera e difundir o gênero em todo o Estado, criando novas plateias para o estilo. Os espetáculos apresentados são baseados em óperas famosas, na literatura que lhes deu origem, no contexto histórico e sua relação com o pensamento contemporâneo.