Em 10 dias, evento atraiu cerca de 60 mil pessoas; em média, 15 instituições de ensino de Votuporanga e região visitaram o festival diariamente
Os números desta edição do Fliv - Festival Literário de Votuporanga comprovam que o evento já é uma realidade no calendário cultural do Estado. Cerca de 60 mil pessoas desfrutaram, ao longo de 10 dias, de uma programação plural, que reuniu encontros com importantes nomes da literatura nacional, shows, apresentações de teatro e contações de histórias.
A quarta edição do Fliv, que terminou no último domingo, dia 10 de agosto, teve um expressivo crescimento de público de 35% em relação ao ano passado, com visitantes de mais de 30 cidades. Outro dado importante foi o de atendimento às escolas. Em média, 15 instituições de ensino de Votuporanga e região passaram pelo festival diariamente.
Ainda em relação à atenção com a formação de leitores – um dos principais objetivos do Fliv – vale destacar a doação de cerca de 104 mil livros para crianças de escolas da rede pública de Votuporanga.
Segundo a secretária municipal da Cultura e Turismo, Silvia Stipp, o evento vem superando as expectativas a cada ano. Ela credita esses resultados à pluralidade da programação, com atrações literárias e musicais, que trazem várias gerações de visitantes. Ela reforça ainda que “o sucesso do festival literário posiciona e projeta Votuporanga como referência. Isso se dá em grande parte pela interação entre a literatura e outras manifestações artísticas/educacionais, como apresentações de teatro e contação de histórias. Ou seja, a criança acaba vivenciando a literatura por meio de outras formas de cultura e arte”, comenta.
Para a próxima edição, a secretária adianta que o desafio é continuar investindo em políticas culturais que englobem o fomento e a formação tanto dos produtores de arte quanto das plateias. Silvia Stipp ressalta que o planejamento para o Fliv 2015 terá novamente foco na programação infanto-juvenil. “Queremos, desta maneira, chamar cada vez mais a atenção deste público, para que ele se sinta parte integrante e principal deste evento”, finaliza.
A quarta edição do Fliv teve patrocínio da Usina Colombo e Açúcar Caravelas por meio do Programa de Ação Cultural – Proac/ICMS, Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Estado da Cultura; Senac Votuporanga, TV TEM (afiliada Rede Globo) e Unifev.