Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
Votuporanga adentrou o universo da literatura nos últimos 10 dias. Hoje, o Fliv (Festival Literário de Votuporanga) se encerra com uma programação diversificada e para todos os gostos.
O domingo começa às 9h, na Oficina de Hatha Yoga, na Escola de Artes. Os participantes devem levar esteira, colchonete, canga ou coberta para estender no chão. Mas atenção, a classificação é para acima de 16 anos. Inscrições devem ser feitas no Estande da Editora Evoluir Cultural – Espaço Livrarias.
Já na sequência, às 10h, ocorre a oficina da tinta de terra, também na Escola de Artes. As inscrições também acontecem no Estande da Editora Evoluir Cultural – Espaço Livrarias.
À tarde
Às 15h, o Fliv é destinado para os pequenos. O grupo Gangorra traz seu show musical infantil. Gangorra é o projeto de música infantil dos músicos e compositores Vange Milliet e Paulo Lepetit, surgido espontaneamente a partir do convívio com os filhos Kim e Yuri e seus amigos.
As músicas, todas de autoria do casal, tratam de temas que refletem o cotidiano, o universo e os questionamentos das crianças.
Questões como os papéis dos gêneros feminino e masculino em nossa sociedade ou a utilidade do umbigo aparecem de maneira divertida nas canções da dupla. Situações do cotidiano como pescar com os avós, brincar com cavalo de pau, empinar pipas, pular corda, são apresentadas de forma envolvente. Estão presentes também a observação de bichos, como sapo, tamanduá, papagaio, tartaruga, galo e mosquito e nossas relações com eles.
À noite
Já às 19h, acontecem três intervenções. Uma no calçadão da Concha Acústica, com as “Microdra-maturgias”. Os integrantes do Núcleo de Iniciação às Artes Cênicas de Votuporanga fazem a atividade.
Já no Espaço Cine Fliv, a exibição do filme “Cidade de Deus – 10 anos depois”. “Cidade de Deus” completa uma década
este ano e, para contar a história do que aconteceu com os atores que participaram do longa metragem durante esse tempo, os diretores Cavi Borges e Luciano Vidigal produziram o documentário “Cidade de Deus - 10 anos depois”.
No mesmo horário, ocorre espetáculo teatral “Carícias”, no Centro de Convenções. Para finalizar, às 20h30, tem a estreia do Espetáculo de Dança “E5P31HO”. A atração é contemplada pelo Programa Bolsa Cultura de Fomento à Produção Cultural no Município de Votuporanga.
Balanço
Segundo a assessoria do Fliv, a expectativa é que 60 mil pessoas acompanhem o Festival até hoje, de mais de 12 cidades. A média é de 15 escolas visitantes por dia.
Parceiros
O Festival Literário de Votuporanga conta com os parceiros Usina Colombo, Açúcar Caravelas, TV TEM, Unifev, Senac e Abaçaí Cultura e Arte. A realização é da Associação Cultural Moinho de Ideias, com apoio da Prefeitura de Votuporanga.