Procon orienta pais na hora das compras; Núcleo de Fiscalização de Rio Preto esteve na cidade para visitar lojistas
Eduarda, de 8 anos, já garantiu a sua Barbie pelo Dia das Crianças
Isabela Jardinetti
Neste domingo é comemorado o Dia das Crianças, e esta semana a correria nas lojas de brinquedos começou a aumentar. Toda criança espera ganhar um bom presente nesta data, porém alguns cuidados antes de comprar devem ser tomados pelos pais.
O Procon de Votuporanga tem algumas recomendações como verificar se o brinquedo possui o selo do Inmetro e verificar a faixa etária do produto.
“O brinquedo que não apresentar estes itens é considerado impróprio para a criança. Além disso, os pais devem estar atentos a peças pequenas que podem ser engolidas, ou até machucar a criança”, diz o fiscal do Procon, José Luiz Lançoni.
Outro item importante na hora da compra é exigir a nota fiscal, pois sem ela, o consumidor não poderá fazer a troca do produto, caso ele tenha algum defeito.
“As pessoas devem estar atentas também a cor e tamanhos, quando for comprar roupas, por exemplo. A loja não é obrigada a trocar o produto se a criança não gostar da cor ou do modelo”, explica Lançoni.
Fiscalização
Nos dias de ontem e antes de ontem, o Núcleo de Fiscalização do Procon de Rio Preto esteve em Votuporanga para orientar e autuar o comércio, mas com foco em estabelecimentos que vendam produtos relacionados à crianças.
A vendedora de uma loja de brinquedos, Carol Ribeiro, conta que os ficais passaram pelo estabelecimento em que trabalha. “A visita foi tranquila, eles nos orientaram principalmente para que todos os nossos produtos tenham o preço identificado na caixa, além de outras medidas”.