Dançarino de Votuporanga leva um pouco de sua experiência para os adolescentes de 46 cidades do Estado de São Paulo
O artista votuporanguense Ticko Bboy Brasil está em temporada com o espetáculo “Hip Hop na Mala” pelo interior do estado em quatro regiões da Fundação C.A.S.A (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente). A temporada consiste num total de 46 apresentações nas cidades de Araçatuba, Irapuru, Marília, Lins, São José do Rio Preto, Araraquara, Sertãozinho, Bauru, Iaras, Batatais e Ribeirão Preto. O projeto iniciou dia 5 de janeiro e segue até o próximo dia 30.
Nos encontros, o artista apresenta o espetáculo, realiza troca de ideias sobre a cultura Hip Hop e também fala sobre sua trajetória que vivência nas artes de rua e ainda oferece oficinas de Breaking. “É um trabalho diferente, pois eu digo muitas coisas através daquilo que danço, sem precisar abrir a boca eu falo mais do que se tivesse gritando. Nossa realidade não é muito diferente, a maioria dos adolescentes vem de uma vida humilde e difícil, mas é diferente quando alguém que fala como eles falam vai e diz, é difícil, mas não é impossível, se deu certo pra mim pode dar certo pra qualquer um. Estou vendo muitos adolescentes com potencial artístico e eu comecei a dançar na idade deles, hoje tenho 32 anos e tenho orgulho do que fiz até aqui”, disse Ticko.
Hip Hop na Mala
Espetáculo de Danças Urbanas utilizando como elementos de diálogo cênico uma mesa, uma mala e seu conteúdo. A linguagem de dança Breaking remetida ao experimental, onde as formas de movimentos e complexidades transmitem o cotidiano da cultura Hip Hop.
Ticko vem de uma circulação internacional pela Patagônia, Argentina e planeja apresentações em Votuporanga no mês de março.
Ticko Bboy Brasil
Ticko Bboy Brasil é o principal expoente das danças urbanas do noroeste paulista e destacado nacionalmente. O artista possui uma consolidada trajetória individual onde também é colaborador permanente no NIAC (Núcleo De Iniciação As Artes Cênicas) de Votuporanga e da Virtual Companhia de Dança de São José Rio Preto. É coreógrafo, dançarino e ministra aulas e workshops de Danças Urbanas pelo Brasil e exterior. Trabalha em shows, espetáculos, intervenções, competições, comerciais etc.
Sua formação na dança de rua e sua vivência artística com outras artes possibilita a conexão com outras linguagens da dança. Em suas criações coreográficas destacam-se questões referentes ao uso de técnicas corporais expressivas das danças sociais.
Premiado em competições e festivais pelo país, teve apresentações realizadas no Brasil, Portugal, Equador, França e Argentina. TickoBboy mantém carreira solo e desenvolve trabalhos com companhias e artistas independentes.
Ticko ministra aulas de Danças Urbanas na escola municipal de artes de Votuporanga às sextas-feiras, das 19h às 21h, gratuitamente.