Mais de 500 sites de vendas online estarão com promoções de até 60% para comemorar o Dia do Consumidor
Lojas virtuais realizam promoções hoje, 18 de março, neste dia, o Brasil comemora o aniversário da regulamentação do e-commerce. Já no dia 15, foi comemorado o Dia do Consumidor. Aliando as duas datas, está é uma das melhores chances de comprar produtos por preços mais baixos, pois centenas de lojas virtuais estão prontas para lançar descontos bem interessantes — nessa que é programada como a “Black Friday” do primeiro semestre.
A jornalista Nathália Brunini, de 23 anos, sempre costuma comprar produtos pela internet e pretende consultar alguns sites de eletroeletrônicos nesta quarta-feira. “Sempre compro livros, eletroeletrônicos e tickets de shows. Neste mês, por exemplo, já fiz três compras pela internet. Nunca tive problemas. O máximo que aconteceu foi um convite de um show ser extraviado uma vez, mas deu certo no fim e chegou em tempo. Sabendo destas promoções, vou ficar atenta em alguns sites”, disse.
Promovida pelo Buscapé Company, plataforma de digital commerce, a campanha está no segundo ano consecutivo e tem como objetivo trazer aos consumidores ofertas com grandes descontos no comércio eletrônico, alavancando assim as vendas em um período historicamente fraco para o setor.
“Com a forte adesão de parceiros, o consumidor encontrará produtos das mais diversas categorias com preços bem abaixo do normalmente praticado, podendo, assim, se programar para a compra daquele item que ele já estava precisando e vinha pesquisando”, comenta Rodrigo Borer, CEO do Buscapé Company para América Latina.
“O lojista, por sua vez, pode ter a data como mais uma oportunidade para conquistar novos clientes, que aproveitarão a alta variedade de ofertas, se ele estiver preparado para prestar um bom serviço, que vai desde a apresentação de seu site até a entrega do produto adquirido”, completa.
A iniciativa conta com o apoio da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) e do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV).
A estimativa é que o faturamento somente deste dia seja 60% superior ao alcançado em 2014, que foi de R$ 174 milhões. A E-bit prevê que mais de 630 mil pedidos sejam feitos em todo o varejo online, com um tíquete médio de R$ 437.
Os consumidores já podem se cadastrar no site do Buscapé (www.buscape.com.br/dia-do-consumidor) para receber e-mails sobre o Dia do Consumidor. Hoje, o comparador de preços oferecerá uma série de serviços para ajudar o consumidor a identificar as ofertas com descontos reais, dos lojistas cadastrados, para fazerem a melhor compra.
Onde estão as promoções?
A Kabum (uma das grandes lojas digitais do Brasil) já informou que durante toda a semana irá fazer uma série de promoções para os consumidores e isso inclui mais de 5 mil produtos com descontos que podem chegar aos 50% — sendo que grande parte das reduções será feita por meio de ofertas relâmpago. A companhia também revelou que reforçou os estoques para garantir o melhor atendimento a todos os compradores.
Outro site que deve fazer com que os consumidores tenham grandes descontos é o Submarino, que promete descontos de até 60% em diversos setores da loja. O site das Casas Bahia promete ainda mais: até 70% nas reduções de preços em toda a loja. No Buscapé também serão reunidas grandes ofertas durante todo o dia para que todos consigam encontrar o que procuram.
Os cuidados de sempre
Assim como acontece na Black Friday, é possível que algumas pessoas tentem se aproveitar dos consumidores com promoções falsas e fraudes. Por isso, é mais do que essencial ficar atento para evitar qualquer tipo de problema com os vendedores.