Os touros Mistério, Cama de Gato, Prato do Dia, Britânico e Agressivo, da Cia. Paulo Emílio estão em baias individuais para visitação
João Eduardo Cassandre, do Conselho Fiscal da ABTR, Paulo Emílio, presidente e Guto Paglione , secretário da ABTR
Uma das grandes novidades da 54ª Exposição Agropecuária de São José do Rio Preto, que está sendo realizada no Recinto de Exposições “Alberto BertelliLucatto”, é a 1ª Exposição Nacional de Touros de Rodeio. O público que for até o recinto poderá entrar em contato com touros consagrados nas arenas de rodeio, tanto aposentados como em atividade. Entre eles, os touros Mistério, Cama de Gato, Prato do Dia, Britânico e Agressivo, da Cia. Paulo Emílio. Eles estão em baias individuais para visitação e contemplação.
A iniciativa é a da ABTR - Associação Brasileira dos Criadores de Touros de Rodeio, fundada em 25 de Fevereiro de 2014, com sede no Município de São José do Rio Preto.A ABTR tem como compromisso, os bons tratos aos animais (Touros de índole de Pulo).
Rodeio
A Expo, este ano, irá realizar três dias de rodeios com os melhores touros da atualidade. Na sexta-feira, a partir das 16h, os cowboys vão subir nas estrelas das arenas para uma demonstração. No sábado, às 15h, acontecerão as provas funcionais com os robôs cowboys. A competição está valendo R$ 15 mil reais em prêmio. No domingo, a partir das 15h, acontecem as últimas apresentações de rodeio na arena montada no recinto.
Leilão
Amanhã, dia 18, às 14h, no Leilão Anísio Haddad, serão oferecidos touros de rodeio. É o 2º Leilão Astros das Arenas, com animais jovens e fêmeas, com genética de pulo. O evento faz parte da Expo 2015.
Palestras
Com foco no bem estar do touro de rodeio, a Expo vai realizar, no Recinto, três palestras. Dia 19, às 15h, palestra sobre Saúde Animal: Cascos, Verminose, Moscas e Carrapatos. Dia 20, às 15h, palestra sobre Nutrição Animal: Suplementos e Aditivos de Alta Performance, Antibióticos e Anti-inflamatórios. Dia 21, às 9h, palestra sobre Lesões em Touros de Rodeio: Tratamento e Recuperação.
Atletas de peso - Touros recebem tratamento especial
Alimentação balanceada com vitaminais e aveia especial, cuidados com o casco, piso dos transportes emborrachado, veterinários à disposição, entre outras, são algumas regalias que os “touros de rodeio” recebem diariamente. Toda essa atenção faz parte do treinamento para esses atletas de peso competir em etapas em todo o país. O cuidado com a saúde e o bem-estar desses animais vem em primeiro lugar.
Para os donos de boiadas, os touros são muito mais do que atletas valiosos. São animais de estimação. “Conheço cada um dos meus animais. Perfil, índole, o que gosta ou não. Os touros são criados com o maior cuidado e carinho possível em minha companhia. Sem eles, não haveria o esporte de montaria, os rodeios e muitas outras coisas relacionadas ao mundo country”, explica Paulo Emílio Marques, dono da Cia Paulo Emílio.
O plantel da Cia de Rodeio Paulo Emílio é considerado um dos melhores do país, tendo destaque, inclusive, no exterior. A qualidade dos atletas de peso vem do tratamento especial. A rotina deles começa logo pela manhã com caminhadas no redondel, estrutura de ferro circular que funciona como uma esteira, com velocidade média de seis quilômetros por hora, trabalhando a musculatura e o controle de peso. Logo depois, eles são alimentados com ração especial, silagem de milho e aveia.
Os animais passam constantemente por avaliações veterinárias, especialmente depois de competições, onde são avaliados a saúde do animal, peso, lesões e combate a doenças.
Um item polêmico é o chamado Sedém. É uma corda feita de lã natural ou de crina revestida de lã natural. O equipamento é usado para estimular os pulos, sem causar ferimentos ao animal. O Sedém dá ao touro apenas uma sensação de cócegas e, se estiver muito apertado, inibe os músculos dos flancos e reduz a ação de saltar.
A Montaria em Touros é regulamentada por duas leis federais: a 10.220, que equipara o caubói de rodeio a atleta profissional, e a 10.519, que dispõe sobre a fiscalização da defesa sanitária animal, que leva em consideração o transporte de animais, a presença de médico veterinário habilitado, atestado de vacinação contra febre aftosa e outras doenças, além de infraestrutura que garanta a integridade física de todos os animais em cada evento. Quando os touros chegam à competição, todos são verificados. Se houver algum problema, algo de anormal, ele é tratado e retirado da competição.
Touros que a Cia. Paulo Emílio está levando para a Expo Rio Preto 2015: Agressivo (o mais temido pelos peões) e Britânico (um dos animais mais fortes dos rodeios).