O Festival de Dança, promovido pela Prefeitura de Votuporanga, está na reta final. Com o objetivo de levar a dança para todos os cantos da cidade, nesta quinta-feira, dia 5, duas academias de dança se apresentarão durante a feira livre da Praça São Bento, a partir das 19h15.
A Almagêmea Escola de Dança levará o sapateado para o local. Cerca de 20 bailarinas irão dançar em duas breves coreografias, totalizando oito minutos de duração. “São duas sequências tradicionais do sapateado, que são conhecidas mundialmente. Uma delas chama-se “Laura” e a outra “Shim sham”. São coreografias difíceis, as dançarinas devem ter técnicas avançadas”, disse Helen Borim, uma das proprietárias da Almagêmea.
Helen contou que é a primeira vez que a escola irá se apresentar em uma praça. “Quando dança no teatro, há uma distância da plateia, muito diferente do que palco aberto. Na feira, as pessoas não estão no local para assistir o evento. Para as bailarinas, será uma super experiência”, complementou.
Depois do sapateado, haverá uma interação do professor Ticko Bboy de danças urbanas. Na sequência, a 4 Tempos Academia de Dança se une à Corporação Musical Zequinha de Abreu para uma apresentação. “Essa parceria existe há cerca de quatro anos. Já realizamos o projeto na Concha Acústica, rua Amazonas, na praça da Matriz e agora será na praça São Bento. A intenção é interagir com o público”, disse Rodrigo Marcel Garcia, um dos sócio-proprietários da 4 Tempos.
Rodrigo explicou que os bailarinos irão dançar de maneira improvisada. “Percorremos todo o repertório da Corporação Zequinha de Abreu, desde bolero, forró, mambo, etc. Chamamos a população a dançar conosco”, afirmou.
A secretária da Cultura e Turismo, Silvia Stipp, ressaltou o objetivo do Festival de Dança. “A nossa proposta é mostrar a diversidade e a qualidade dos nossos artistas, que aceitaram o desafio de se apresentar em locais inusitados, como em uma praça”, disse.