A Cia 2 Atos, criada em 2014 pelos artistas votuporanguenses Alexandro André e Denis Azevedo realiza no mês de maio sua segunda temporada internacional. O espetáculo “Escambo” será apresentado no Festival Internacional de Teatro de Calles Abierras, em Lima no Peru.
Os artistas foram convidados para fazer parte da programação que será de 1 a 7 de maio, em um evento que celebra o teatro de rua, e que acontece há 14 anos no distrito de Comas, um dos 43 bairros que compõem a região metropolitana de Lima. Durante o evento, o bairro e suas proximidades viram um grande teatro a céu aberto que transformam a vida da comunidade limenha.
Espetáculo
“Escambo” teve sua estreia no XVI Festival Internacional de Teatro Pancho Zapata que aconteceu de 11 a 13 de dezembro de 2014 na cidade de Rio Turbio, Patagônia Argentina e, a partir de junho, irá estrear no Brasil ao se apresentar em festivais do interior paulista.
A Cia 2 Atos é composta por Alexandro André e Denis Azevedo e surgiu com o propósito de explorar o espaço urbano e intervir o mesmo com a linguagem do palhaço como código universal de comunicação.
Com concepção, pesquisa e interpretação de Alexandro André e Denis Azevedo, a obra se apoia na definição de permuta, troca direta em que uma das partes entrega um bem ou produto em troca de outro, sem uso de moeda. O escambo é das mais antigas formas de negociação. O espetáculo retrata, com linguagem do palhaço, a briga pelo espaço, seja ele físico, ideológico ou artístico. Nessa luta por sobreviver e depois de uma intensa disputa os protagonistas descobrem que é possível dividir, compartilhar e que, finalmente, a união faz a força.
A participação no festival peruano foi articulada com o apoio de LA RED de Promotores Culturais de Latino América y El Caribe, organização atualmente presidida por Marcelo Zamora.
Artistas
Alexandro André é ator há 10 anos e trabalha com a linguagem do palhaço há 6 anos, dentre os trabalhos realizado neste período, estão : participação da 3ª Mostra Senac de Artes Cênicas com o espetáculo “Liberdade, Liberdade”, direção de Giovanni Mantovani (2006); Mapa Cultural Paulista, Fase Municipal - Peça Teatral : “Cabocla Tereza” (2009)- Direção Rildo Goulart; IV Mostra Deco D´Antônio com o espetáculo “Nova Rede de Compras – A Franquia dos Seus Sonhos!” (2013) – Direção Kátia Kinoshita; espetáculo “Pandora” (2014) – Direção Marcelo Zamora e no XVI Encuentro Internacional de Teatro Francisco “Pancho” Zapata, realizado em Rio Turbio – Patagônia – Argentina com o espetáculo “Escambo” (2014).
Denis Azevedo é ator há 8 anos e trabalha com a linguagem do palhaço há 5 anos, dentre os trabalhos realizados neste período, estão: participação da 4ª Mostra Senac de Artes Cênicas com o espetáculo “O Diário de Anne Frank” - Direção de Giovanni Mantovani (2007); IV Mostra Deco D´Antônio com o espetáculo “Nova Rede de Compras - A Franquia dos Seus Sonhos!” - Direção Kátia Kinoshita (2013); Espetáculo “Pandora” - Direção Marcelo Zamora (2014) e participação no XVI Encuentro Internacional de Teatro Francisco “Pancho” Zapata, realizado em Rio Turbio – Patagônia – Argentina com o espetáculo “Escambo” (2014).