O chocolate é um dos mais recentes queridinhos dos centros de estética por causa de suas propriedades hidratantes
Os ingredientes naturais são cada vez mais corriqueiros na formulação de vários produtos para o tratamento da pele e dos cabelos. Um dos “hits” atuais são os ingredientes da Amazônia que entram em formulações de peeling natural, xampus, máscaras, sabonetes, hidratantes etc.
Um dos últimos lançamentos é o Açaí Oil, em cuja formulação tem óleo de açaí orgânico e óleo de buriti. O produto promete nutrição e restauração ao cabelo ressecado, sem vida e quebradiço. A transformação é rápida e perceptível logo nas primeiras aplicações porque se trata de óleo superleve que é absorvido rapidamente e não deixa os cabelos com aspecto “pesado” ou oleoso, formando uma fina camada de proteção sobre os fios, que é ativada naturalmente quando exposto ao calor do secador e da chapinha. Se misturado a colorações, no momento da aplicação, ele protege do ressecamento e prolonga a cor. Desembaraça os cabelos, facilitando a escovação e acelerando o procedimento de secagem.
E seguindo esta linha natureba de cuidados diários, o azeite de oliva, o mesmo que é bom para ajudar a diminuir o colesterol ruim, pois bem, ele também é um poderoso hidratante e cicatrizante quando a manicure sem querer “tira um bife” da cutícula; basta massagear bem o local ferido.
A banana é rica em potássio e boa para acabar com os cabelos secos. Amasse uma banana-prata até formar um creme. Junte 1 colherinha de vaselina líquida (você compra na farmácia) e misture bem. Aplique nos cabelos limpos e secos. Deixe agir durante 30 minutos e lave a seguir.
O chocolate é um dos queridinhos dos Spas e centros de estética por causa de suas propriedades hidratantes. Experimente este “tratamento” de beleza: derreta cerca de 50 gramas de chocolate ao leite, misture com meio copo de iogurte natural e aplique na pele deixando por 20 a 30 minutos.
Hortelã dá um chá delicioso e é um santo remédio contra a caspa. Bata no liquidificador um bom maço destas folhinhas verdes com um copo de água. Coe e friccione no couro cabeludo.
O mamão é um componente que não pode faltar quando o assunto é tratamento natural. É ótimo para um peeling; misture levemente 1 copo de iogurte desnatado sem sabor, 2 colheres de aveia em pó, 1 colher de polpa de mamão papaia peneirada. Passe uma camada espessa no rosto limpo e cubra com as folhas de alecrim. Fique em repouso durante 20 minutos com as pernas levemente erguidas acima do nível da cabeça. Lave em seguida, lembrando que o peeling é um tratamento nem sempre indicado para as peles mais sensíveis.
O mel pode ser usado por todos os tipos de pele. Quem tem a pele mista, deve misturar mel e iogurte natural, aplicar no rosto e lavar após vinte minutos; quem tem pele normal deve lavar bem o rosto e aplicar a iguaria tocando suavemente o rosto com as pontas dos dedos até ficar “colando”, massageando durante 15 minutos, depois lavar com água fria; para a pele oleosa, misture uma clara em neve com uma colherinha de mel, aplicar no rosto, deixar durante 15 minutos e depois retirar com água fria.
O seu cabelo está cheio de pontas duplas? Junte uma gema de ovo, 1 colher de vinagre de maçã e 2 colheres de mel, bata com um garfo até ficar espumante. Aplique primeiro nas pontas, depois massageie o couro cabeludo. Abafe com touca plástica ou papel alumínio e espere 20 minutos. Lave a seguir com seu xampu preferido.
Vinho é bom para o coração, dizem os especialistas, mas também entrou na lista dos tratamentos de beleza. Misture duas colheres de vinho tinto seco e 2 colheres de iogurte natural. Aplique na pele por 20 a 30 minutos e lave depois com água fria.
Lembrando sempre que, mesmo se tratando de ingredientes naturais, é preciso cuidado na hora de escolher essa ou aquela máscara, principalmente se a pele for sensível ou apresentar outros problemas, como acne por exemplo.