As inscrições dos selecionados para a fase regional serão realizadas pelos municípios até 15 de junho por meio do site da Abaçaí Cultura e Arte
A Secretaria de Cultura e Turismo de Votuporanga promove, neste domingo (14), a partir das 18h, o julgamento dos trabalhos inscritos nas categorias de teatro, dança e música instrumental da fase municipal do Mapa Cultural Paulista no Centro de Convenções. O evento é gratuito e aberto ao público.
Três grupos concorrem na modalidade teatro; dois na área de dança e um grupo em música instrumental. “Estamos otimistas com a participação do município neste ano. A expectativa é a melhor possível”, disse a secretária da Cultura e Turismo, Silvia Stipp.
Durante esta semana, cinco trabalhos de fotografia e 24 de literatura (crônica, conto e poesia) são julgados por uma comissão. Silvia Stipp explicou que a seletiva conta com uma comissão composta com dois jurados para cada expressão artística, sendo um de outro município. “Prezamos pela seriedade e transparência do processo. A comissão emite um parecer de justificativa da escolha do artista ou grupo para a fase regional que será remetido para a Secretaria de Estado”, disse.
As inscrições dos selecionados para a fase regional serão realizadas pelos municípios até 15 de junho por meio do site da Abaçaí Cultura e Arte. Depois de nova seletiva, os escolhidos na regional irão para a fase estadual em 2016.
O Mapa Cultural é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura, realizado pela Abaçaí Cultura e Arte – Organização Social de Cultura, em parceria com a Secretaria da Cultura e Turismo da Prefeitura de Votuporanga e objetiva identificar, valorizar e promover o intercâmbio da produção artístico/cultural no Estado de São Paulo e, ao mesmo tempo, estimular a participação de seus municípios em atividades culturais.
Cia 2 Atos participa com dois espetáculos
A Cia 2 Atos participa da Fase Municipal do Mapa Cultural Paulista com dois espetáculos, sendo um deles a sua estreia. As apresentações serão no Centro de Convenções, na parte externa, às 18h e às 20h.
O espetáculo “Escambo” será às 18h. A peça surgiu como uma proposta de espetáculo de rua podendo ser apresentado em locais abertos como praças ou locais alternativos que utiliza a linguagem da onomatopeia juntamente com a figura do palhaço, além da alusão de malabares e movimentos circenses. Fazem parte deste espetáculo os Artistas Alexandro André e Denis Azevedo.
A peça “A Pisadeira” será às 20h. A peça explora essa lenda folclórica mais comum nos estados de São Paulo e Minas Gerais. De acordo com esta lenda, Pisadeira é uma mulher de aparência assustadora. Ela é alta e magra, possui unhas grandes em dedos compridos e secos, olhos vermelhos e arregalados, nariz comprido para baixo e queixo grande. De baixa estatura, é também descrita com cabelos brancos desgranhados. Fazem parte deste espetáculo os Artistas Esmeraldina Reis, Wallas Mattos e Luana Zafani.