Os selecionados na fase municipal participarão de novas seletivas nas 13 regiões de mapeamento
Votuporanga já tem os artistas selecionados para a fase regional do Mapa Cultural Paulista nas categorias teatro, dança, música instrumental e artes visuais - fotografia. A análise dos trabalhos aconteceu no domingo (14/6) no Centro de Convenções.
Das três obras de teatro, apenas a peça “Escambo”, da Cia 2 Atos, foi aprovada para a próxima etapa. Já na categoria de dança, o grupo Mariana Maricato agradou a comissão julgadora com a apresentação contemporânea “Não me deixe só”.
Mariana Maricato participa, pela primeira vez, da fase municipal com seu próprio estúdio, criado há um ano e meio. “Já ganhei a etapa municipal em 2001 da competição, quando existia o Corpo Municipal de Dança, composto com professores da cidade. Fomos para a fase regional em 2002”, disse.
Para ela, ser selecionada para o Mapa Cultural é um sonho. “O projeto traz uma visibilidade muito grande. É muito bacana representar o município, levando o nome da cidade para todo o Estado”, disse.
Na modalidade música instrumental, o Quinteto de Cordas Votuporanga levou a melhor com duas apresentações “A Flauta Mágica”, de Mozart e “Mourão”, de Guerra Peixe. O grupo foi criado neste ano. “Já concorremos no Mapa em 2012, com a Orquestra Jovem de Votuporanga. Ganhamos prêmio em São Paulo”, contou Mariane Lagoin.
O Quinteto é formado por três professores e dois alunos da Escola Municipal de Artes, anexa à Concha Acústica.
Na categoria artes visuais – fotografia, Ivi Pastorelli Morita foi selecionado com duas obras “Rainha das Flores” e “Rosa”.A jornalista Ester Alkimin Zanco Rodella se classificou com os trabalhos “Urbanóide 1”, “Urbanóide 2” e “Urbanóide 3”.
Os selecionados na fase municipal participarão de novas seletivas nas 13 regiões de mapeamento.
Mapa Cultural
O Mapa Cultural é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura, realizado pela Abaçaí Cultura e Arte – Organização Social de Cultura, em parceria com a Secretaria da Cultura e Turismo da Prefeitura de Votuporanga e objetiva identificar, valorizar e promover o intercâmbio da produção cultural no Estado de São Paulo e, ao mesmo tempo, estimular a participação de seus municípios em atividades culturais.
O programa dividiu o Estado de São Paulo em 13 Regiões de Mapeamento, sendo: Araçatuba, Araraquara, Baixada Santista, Bauru, Campinas, Grande São Paulo, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Vale do Ribeira.