A partir do tema central são propostos subtemas para reflexão diárias pela igreja
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
A igreja Católica promove de 9 a 16 de agosto a Semana Nacional da Família, o tema geral é “O amor é a nossa missão: a família plenamente viva”, que também será abordado no encontro mundial das famílias, no mês de setembro, na Filadélfia-EUA.
As paróquias de Votuporanga estão desenvolvendo os temas através de palestras, debates, celebrações, missas e outras atividades para destacar a importância da base familiar como sustento de uma sociedade sadia. Segundo José Carlos Quatrini e Marceli de Fátima Brunassi Quatrini, coordenadores da Pastoral Familiar da região de Votuporanga, “a família como Deus criou segue sendo a grande esperança para a humanidade”.
A partir do tema central são propostos subtemas para reflexão diárias pela igreja. Os sete assuntos propostos deste ano são baseados em discursos, homilias, mensagens e recentes declarações do papa Francisco sobre matrimônio e família.
Mantendo uma tradição de mais de 15 anos, a comunidade católica de Votuporanga, em unidade com toda a igreja do Brasil, celebra a Semana Nacional da Família. Cada paróquia tem a sua programação própria e, no domingo, 16 de agosto, acontece o encerramento com a missa, às 19h, na igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida, com a presença dos padres e fiéis de todas a paróquias de Votuporanga.
A coordenação da semana é de responsabilidade de José Carlos Quatrini e Marceli de Fátima Brunassi Quatrini.
A semana da família começou a ser celebrada no ano de 1992 como uma resposta da igreja Católica ao desejo de promover ações de valorização, defesa e promoção da família.
Na segunda-feira, dia 10 de agosto, o tema discutido foi “Gerados no amor de Deus e enviados a manifestá-lo aos outros”; ontem, “Sexualidade: dom de Deus”.
Programação dos temas discutidos nos próximos dias:
12/8 - quarta-feira: “Homem e mulher construindo um matrimônio santo”.
13/8 - quinta-feira: “Criando o futuro”.
14/8 - sexta-feira: “Todo amor dá frutos”.
15/8 - sábado: “Família, esperança de Deus para a humanidade”.
16/8 - domingo: “Igreja, mãe e mestra: vida e missão da igreja doméstica”.