O Núcleo de Iniciação às Artes Cênicas de Votuporanga (NIAC), projeto da Secretaria da Cultura e Turismo de Votuporanga, vai realizar o seu 40° Sarau no próximo dia 26 no Centro de Convenções. A entrada é gratuita.
A abertura acontece às 20h30 com o Grupo ExPressão e a dança “Protesto”, com participantes votuporanguenses. Em seguida, os alunos do Núcleo apresentam 16 cenas baseadas em suas pesquisas, abordando as linguagens de teatro, música, dança, teatro musical, leituras cênicas interpretando fragmentos de textos de autores renomados, como também poesia e poemas autorais.
O encerramento será com o espetáculo “Fulano de Tal”, com participantes do “Danças Sociais” e atores do Núcleo de Iniciação às Artes Cênicas, projetos mantidos pela Prefeitura de Votuporanga.
A secretária da Cultura e Turismo, Silvia Stipp, ressalta a importância do evento. “É uma forma de apresentar para a comunidade esse importante trabalho da nossa pasta. Os alunos têm se aprimorado a cada espetáculo”, disse.
O NIAC é uma plataforma de pesquisa e investigação na área de artes cênicas com a perspectiva de potencializar o conhecimento, incentivar novos olhares sobre a realidade, estimulando a criati-vidade através de um programa integrado de capacitação e reci-clagem, aulas práticas e teóricas, atividades de pesquisa e processos colaborativos e experimentais.
As aulas acontecem todas às quintas-feiras, das 19h às 22h, na Escola Municipal de Artes (anexo a Concha Acústica) e aos sábados das 8h às 11h, na Escola Faustino Pedroso. As atividades são coordenadas por Graziella Fuscaldo.
Mais de 200 alunos já se inscreveram ao longo dos três anos de projeto. Atualmente, além dos votuporanguenses, há participantes da região como Riolândia, Nhandeara, Valentim Gentil e Jales.