Produção mostra cenas registradas em Votuporanga e outras cidades do interior paulista
Rolos de filmes com imagens registradas pelo documentarista Aparecido Santana contam um pouco da história da região
Considerado um dos maiores documentaristas do Noroeste Paulista, o saudoso Aparecido Santana acaba de ganhar um documentário de curta-metragem que conta um pouco de sua rica história: “O Noroeste Paulista pelas Lentes de Santana”, produzido por Fernando Marques, da Rio Preto em Foco Filmes.
Durante aproximadamente 15 minutos, a produção mostra cenas registradas pelo documentarista em suas viagens a pequenas cidades do interior paulista, como Votuporanga e Jales, e as intercala com depoimentos do próprio Marques e do cineasta Reinaldo Volpato.
Também traz imagens da demolição da antiga Catedral de Rio Preto, na década de 1970. A produção, disponível no YouTube, foi viabilizada depois que a família de Santana decidiu doar todo o acervo do documentarista ao pequeno museu particular de Marques, o “Museu da Imagem e do Som Rio Preto em Foco”.
São cerca de 300 rolos cinematográficos, em super 8 e 16 milímetros, com imagens históricas de pequenas cidades da região captadas por Santana, além de equipamentos usados por ele, como projetores, moviolas, câmeras e microfones. Foram registradas imagens em mais de 100 pequenas cidades do interior do estado, entre as quais, Lutécia, Novo Horizonte, Nhandeara, Mirandópolis, Jales e Tanabi. A primeira exibição do curta ocorreu na Unilago. Instituições de ensino interessadas devem entrar em contato pelo telefone: (17) 99733-1555. O documentário tem imagens de Henrique Sezara e trilha sonora original de Renato Gagliardi.