Baile flamenco na Concha Acústica. É o que o público pode esperar do espetáculo “Percurso-me”, da Oficina Flamenkera, que será apresentado hoje, às 20h30. O evento faz parte do Circuito Cultural Paulista, promovido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura de Votuporanga.
A atração foi idealizada e dirigida por Cylla Alonso e marca o caminho do indivíduo naquilo que revela-se como um todo. Cada nuance do baile flamenco emerge num instante único que não se repetirá. O rufar da percussão, a suave harmonia, o retumbar da voz, a poesia do corpo, a trajetória segue e não pode voltar a ser a mesma em seu percurso. A duração é de 50 minutos.
A Oficina Flamenkera tem relação com Votuporanga. Uma de suas bailarinas, Cristina Santaella, foi criada no município. E todo o grupo está comemorando. “Estamos muito felizes por nos apresentarmos na cidade, principalmente na Concha Acústica. É muito diferente dançar em ambientes abertos”, disse a bailarina Camila Monte.
Camila explicou que o espetáculo está estreando no Circuito Cultural e tem como objetivo difundir o flamenco como expressão da cultura espanhola. “É uma arte que toca todo mundo, trabalha com as emoções humanas, então é fácil de se identificar”’, enfatizou.
A secretária da Cultura e Turismo de Votuporanga, Silvia Stipp, ressalta o fato da escolha da apresentação ser na área central do município. “Optamos por levar a atração na Concha Acústica, mais próxima do público, que poderá conferir dança de flamenco de qualidade”, destacou.