Organizadores se reuniram com o prefeito Junior Marão para falar do evento, que será realizado em novembro
Grupo Pé na Estrada está à frente da ação que será desenvolvida no município em novembro
Votuporanga aderiu à Caminhada “Passos que Salvam” em prol do Hospital de Câncer de Barretos. O evento será no dia 22 de novembro, com objetivo de sensibilizar a população aos sinais e sintomas do câncer infantojuvenil e acontecerá simultaneamente nas cidades que participam do projeto.
Os organizadores se reuniram com o prefeito Junior Marão no gabinete para falar sobre a iniciativa. A concentração será às 8h30, na Concha Acústica e a caminhada sairá sentido Rua Pernambuco até a Tibagi, voltando pela Rua Amazonas.
Durante o evento, uma equipe fará a venda dos kits (camiseta, cadarço, squeeze, boné) por R$30 para que as pessoas usem na caminhada. A arrecadação dos kits é totalmente revertida ao hospital.
Vande de Fátima Medeiros Barretta explicou como surgiu a iniciativa. “O grupo Pé na Estrada sempre teve vontade de colaborar com alguma causa social. Alguém indicou nosso grupo no hospital para representar Votuporanga. Abraçamos a ideia e estamos recebendo apoio de todos (população, clubes de serviços, comercio em geral, órgãos públicos e diversas secretarias municipais como Esporte e Lazer; Saúde; Gabinete; Cultura; Trânsito, Transporte e Segurança, Educação, etc)”, ressaltou.
A organizadora contou que crianças e adolescentes com câncer chegam com a doença em estágio avançado por diversos fatores: desinformação dos pais e médicos e medo do diagnóstico. “O índice de cura do câncer infantojuvenil alcançado no Brasil é de somente 55%, com a conscientização da população para os primeiros sinais e sintomas podemos elevar os índices de cura a níveis semelhantes aos obtidos nos Estados Unidos que é de 95%”, enfatizou.
O prefeito Junior Marão elogiou a iniciativa e se colocou à disposição para contribuir na realização da caminhada.
O projeto
Em 2014, a caminhada “Passos que Salvam” foi realizada dia 23/11 em mais de 202 cidades, envolvendo 11 estados e em torno de 150.000 pessoas.
Cada participante adquiriu o “kit caminhada” com camiseta + boné + cadarço personalizados, no valor de R$25. Toda a arrecadação da venda dos kits é destinada para a manutenção e tratamento das crianças do Hospital de Câncer Infantojuvenil.