O evento é uma comemoração ao Dia do Saci e tem como objetivo o resgate da cultura popular brasileira
Hoje, dia 31 de outubro, os alunos do Núcleo de Iniciação às Artes Cênicas (Niac) promovem a 2ª Saciata. O evento é uma passeata em comemoração ao Dia Nacional do Saci e tem por objetivo o resgate da cultura popular, folclore e valorização da cultura nacional.
A coordenadora do Niac, Graziella Fuscaldo, explicou que os participantes sairão do Centro de Educação Municipal Professor Faustino Pedroso (local das aulas) às 10h, após assistirem a um documentário sobre a Lenda do Saci. O percurso será até a Rua Amazonas. “No ano passado, foi na Praça São Bento. Iniciamos com 20 alunos, mas chegando ao local várias pessoas entraram no clima também. A nossa sugestão é o gorro vermelho. Convidamos a todos para a saciata”, disse.
Graziella destaca a importância do saci para a cultura. “É um personagem marcante nas nossas lendas folclóricas, que hoje não é tão difundido. O exemplo disso é que poucas pessoas sabem que o Dia do Saci é oficialmente comemorado em 31 de outubro. A iniciativa da Saciata é um contraponto (de forma pacífica) ao Halloween, que não faz parte de nossa cultura”, complementou.
Niac
O Niac existe desde setembro de 2013 e é uma plataforma de pesquisa e investigação, com o intuito de promover reflexão sobre as Artes Cênicas, com a perspectiva de potencializar o conhecimento, incentivar novos olhares sobre a realidade e estimular a criatividade desenvolvendo um programa integrado de capa-citação e reciclagem através de aulas, palestras, atividades de pesquisa, processos colaborativos e experimentais.