Município trocou todos os aparelhos com lâmpadas convencionais; medida gera economia de energia e maior qualidade
A Secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança de Votuporanga trocou todas as lâmpadas dos semáforos da cidade para Led. Com a medida, a economia chega até a 90% de energia elétrica - quando comparado ao consumo de lâmpadas incandescentes de mesma intensidade luminosa, além de oferecer maior qualidade e visibilidade para os motoristas.
O titular da pasta, Antônio Alberto Casali, aponta mais benefícios. “Conseguimos aumentar a vida útil da lâmpada em mais de 20 mil horas. Por serem luminárias que possuem uma vida útil bem superior a outros tipos, não necessita de troca constante, o que diminui o consumo e a quantidade de descarte”, disse.
Ele enfatizou que o investimento da Prefeitura colabora com o meio ambiente, uma vez que a Led não possui metal pesado. As lâmpadas Led não contêm mercúrio como as demais. O mercúrio pode contaminar o ar, o solo e a água e entrar com facilidade na cadeia alimentar, representando um perigo para o homem que se alimenta de peixes ou aves. “O descarte da Led é bem menos prejudicial ao meio ambiente, uma vez que em sua composição não são utilizados metais pesados e tóxicos e 98% de seus materiais podem ser reciclados”, complementou.
Casali disse que atualmente o município possui 40 semáforos, sendo que 25 aparelhos tiveram suas lâmpadas trocadas. “Os equipamentos mais novos já têm Led e os demais fomos substituindo aos poucos. Foram seis meses para concretizar a mudança”, contou. O secretário afirmou ainda que foram necessárias 350 lâmpadas Led, investimento de cerca de R$ 10 mil.