Serão seis apresentações do projeto da Secretaria da Cultura e Turismo; comemorações seguem até dia 27
Dia 20 é comemorado o Dia da Consciência Negra, quando morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares no ano de 1695. Para celebrar a data, a Prefeitura de Votuporanga realiza a Semana da Consciência Negra, que tem início hoje, dia 19.
O evento, que conta com o apoio do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (CPDCN), terá apresentações do projeto Axé Criança, da Secretaria da Cultura e Turismo, e também a realização do Seminário da Consciência Negra, com apoio da Secretaria de Direitos Humanos. A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer contribui com o evento, com a promoção do 33º Festival de Capoeira no sábado, dia 21, e com apresentações do mestre Lousado.
O Axé Criança é composto por aulas de percussão afro-reggae e dança maculelê. As atividades acontecem no Recanto da Mãe, no Centro de Educação e Cidadania (CEC) e na escola estadual Esmeralda Sanches da Rocha. A iniciativa é um exemplo bem-sucedido de trabalho educacional que, em 12 anos de existência, atendeu aproximadamente 800 crianças e adolescentes de Votuporanga.
A Semana da Consciência Negra começa com apresentação de maracatu e samba-reggae do projeto na Cidade Universitária, às 20h, hoje. Na sexta-feira, dia 20, será a vez dos alunos da escola Professor Cícero Barbosa de Lima Junior acompanhar as crianças com maracatu, às 10h.
Às 20h, os universitários do Campus Centro da Unifev são embalados no ritmo de maracatu, cortejo e samba-reggae. No sábado, dia 21, os participantes do Axé Criança farão um desfile na Rua Amazonas a partir das 9h. À tarde, se apresentam no Complexo Esportivo Mário Covas.
O evento Medecha (Movimento de Desimpedimento dos Cachos) será realizado no sábado, dia 21, às 19h30, na Concha Acústica. Com o objetivo de a partir do cabelo afro debater sobre a diversidade de identidade, haverá desfile de penteados e sorteio de brindes e show com a banda Novos Bohêmios.
A programação se encerra com o Seminário da Consciência Negra no dia 27, a partir das 8h30, na Câmara Municipal. O evento é uma realização do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra com apoio da Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria de Direitos Humanos.
A coordenadora do projeto Axé Criança e presidente do CPDCN, Maria Madalena Moreira (Lena), contou que o objetivo da Semana da Consciência Negra é valorizar e fortalecer a comunidade negra da cidade. “O objetivo é resgatar a história das primeiras famílias negras que chegaram em nosso município e mostrar a importância do negro na sociedade votuporanguense”, afirmou.
A secretária da Cultura, Silvia Stipp, ressalta a importância do Dia da Consciência Negra. “Eventos com a finalidade de propor uma reflexão sobre a diversidade de raças e o respeito devem ser continuadamente incentivados para que deixemos um mundo melhor para as futuras gerações. O exemplo de resistência, tendo a figura de Zumbi como expoente, merece ser lembrado e debatido em escolas e eventos públicos para a preservação da cultura negra, fundamental na construção da identidade brasileira”, destacou.