O apresentador pode ser considerado ultrapassado por alguns, mas a verdade é que ele criou um estilo que perdura e faz sucesso há mais de 50 anos
No próximo sábado, dia 12, Silvio Santos irá completar 85 anos de vida. Nascido Senor Abravanel, em 12 de dezembro de 1930, no Rio de Janeiro, Silvio Santos é o comunicador e empresário mais conhecido e querido do Brasil. Seu programa, por exemplo, está no ar interruptamente há mais de 52 anos. A primeira edição foi ao ar em 02 de junho de 1963, em um horário alugado na extinta TV Paulista.
Há quem diga que Sílvio Santos ficará na história da televisão brasileira como personalidade única; dificilmente haverá outro como ele, sem desmerecer os demais comunicadores e animadores de televisão.
O estilo de Sílvio Santos é único e seu domínio de palco é espetacular, fruto da experiência e de anos de convivência com suas “colegas de trabalho”, como ele mesmo costuma chamar as moças de sua plateia. Aos 85 anos de idade, seu fôlego é invejável, embora muitas vezes a sua voz não seja mais a mesma. No entanto, continua dando conta de seu programa e da administração do seu complexo de empresas. Há algum tempo, o empresário tratou de incluir as filhas no seu projeto de sucessão nos negócios e parece ter acertado na decisão, no entanto no palco ele continua insubstituível. Imitadores? Sílvio Santos tem alguns.
Sílvio Santos sempre procurou manter a sua vida pessoal longe dos holofotes; sempre gostou de dirigir o seu carro ele mesmo e passou a preocupar-se com segurança depois que uma de suas filhas foi sequestrada e pouco tempo depois, o sequestrador invadiu a residência do empresário fazendo Sílvio Santos e sua família reféns durante várias horas.
Não se tem notícias de Sílvio Santos em festas e badalações. Quando completou 80 anos, ele foi condecorado com a Ordem do Mérito do Trabalho Getúlio Vargas, comenda entregue a personalidades que se destacaram no âmbito do trabalho, foi a filha Patrícia Abravanel quem recebeu a homenagem ao pai.
E as homenagens continuaram. A sua outra filha, Daniela Beyruti, o representou nas comemorações dos 450 anos do Legislativo Paulistano e recebeu em nome do seu pai e do SBT o Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo por sua contribuição na área de imprensa e comunicação.
Quando se fala de Sílvio Santos, não são necessárias muitas explicações, ele tem luz própria. Para se ter uma ideia do fascínio que Sílvio Santos exerce, quando estourou a notícia dos problemas financeiros do empresário há cinco anos, uma fã se dispôs a fazer uma campanha de arrecadação para ajudá-lo naquele momento de dificuldades.
O fato é que Sílvio Santos criou um estilo, pode até ser considerado de ultrapassado, mas é digno de nota que se mantém no ar desde 1962 quanto estreou na TV Paulista com o programa “Vamos Brincar de Forca”.
O grupo Sílvio Santos detém 37 empresas, com mais de 50 anos de atuação no mercado e empregando cerca de doze mil pessoas. Está aí a receita de sucesso de um dos homens mais conhecidos do povo brasileiro, ou talvez o homem mais conhecido do Brasil.