Diego e mais cinco profissionais do distrito 4480 do clube de serviço vão passar um mês nos Estados Unidos
Aline Ruiz
aline@acidadevotuporanga.com.br
Representando o Rotary Club de Votuporanga, bem como o próprio município e país, o bacharel em Direito e professor de línguas, Diego da Silva Rico Nunes embarca no dia 28 de dezembro para o estado do Arizona, nos Estados Unidos da América. O professor vai viajar por meio do programa de intercâmbio para jovens de 21 a 30 anos, promovido pelo Rotary.
Junto a ele, mais cinco pessoas ficarão um mês no país, onde visitarão nove cidades. Nesses locais eles vão conhecer famílias rotarianas, bem como os clubes de serviço de cada cidade. Além disso, vão cumprir o principal objetivo do programa, que é a troca de experiências culturais nos ambientes de trabalho.
De acordo com Diego, cada pessoa irá realizar um trabalho voluntário nesses 30 dias em que ficarão no país. “Eu sou professor, por isso vou atuar dentro da minha área. Por lá eu vou ensinar português, espanhol e inglês, já as outras pessoas, uma médica, por exemplo, vai atuar dentro de hospitais, e assim por diante”, disse.
Ainda segundo ele, é uma excelente forma de conhecer e aprender coisas novas. “É um programa de intercâmbio cultural, onde essa imersão aumenta o nosso crescimento acadêmico, profissional e também o pessoal”, contou.
O programa é independente, novo e realizado pela primeira vez no distrito 4480, que abrange as cidades do Noroeste Paulista. Os participantes passam por um processo seletivo, onde os que atendem aos requisitos exigidos participam de um sorteio. Para o programa desse ano, 18 jovens participaram, sendo que sete foram sorteados, porém uma pessoa desistiu. Dessa forma, seis participantes embarcam semana que vem para os Estados Unidos com todas as despensas custeadas pelo Rotary, exceto a passagem.