A quinta edição do Casamento Comunitário, promovido pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Votuporanga, será realizada hoje, dia 30. A cerimônia acontece a partir das 8h, com a presença de 33 casais que vão unir-se em matrimônio.
O FSS preparou uma solenidade civil e religiosa, com a presença de juiz de paz que é responsável pela homologação do casamento.
O evento é organizado pelo Fundo Social de Solidariedade de Votuporanga em parceria com o Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas de Votuporanga, Câmara Municipal, Secretaria de Assistência Social e SINOREG – Sindicato dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo.
O Casamento Comunitário Civil é instituído pela Lei Municipal nº 3522, de 04 de junho de 2002. A primeira cerimônia foi realizada em 2011. Participam da cerimônia casais que não tenham condições financeiras de efetuar o pagamento das taxas cobradas pelo Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutela da Comarca de Votuporanga.
Em quatro edições, já foram beneficiados 177 casais. A presidente do Fundo Social, Juliana Marão, explicou o objetivo do projeto. “Buscamos a regularização de situações familiares, tendo em vista os custos de um casamento e da realidade socioeconômica da comunidade. Desta maneira, colaboramos na realização de sonhos de matrimônio de muitos casais. Ficamos muito felizes em cada cerimônia”, disse.