Evento reunirá companhias de toda a região e os grupos locais na Capela Santos Reis
Com objetivo de manter a tradição, a Prefeitura de Votuporanga realiza neste domingo, dia 31, a 31ª edição do Encontro das Companhias de Reis na Capela de Santo Reis, localizada na rua Abílio Dutra, no bairro Vila Paes.
Uma missa será realizada no local a partir das 9h e, na sequência, começa a passagem dos arcos. “O evento contará com a presença de 18 companhias de várias cidades da região, e as de Votuporanga, a Terno de Reis Bahiana, a Estrela de Natal, as três do grupo Garça Branca e a Viagem para Belém”, disse a secretária da Cultura e Turismo, Silvia Stipp.
O encontro é organizado pelo Centro de Folclore e Cultura, em parceria com Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo. “Gostaríamos de contar toda a comunidade que aprecia esta manifestação cultural religiosa festiva, no Brasil conhecida como Folia de Reis, Reisado ou Festa de Santos Reis”, reforçou Silvia.
Folia de Reis
A Folia de Reis é um festejo de origem ibérica ligado às comemorações do culto católico do Natal. Trazida para o Brasil nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira, ainda hoje mantém-se viva nas manifestações folclóricas em todo o país, com maior incidência na região Sudeste.
Na atualidade, as Folias de Reis preservam os elementos que remontam às denominadas epifanias. Nelas estão incluídos os festejos pela passagem bíblica que relata a visita dos três Reis Magos ao filho de Deus. A unificação do calendário cristão feita pelo Papa Julio I, em 367 d.C. fixou a data de 25 de dezembro para a festa do nascimento de Cristo e dia 6 de janeiro para celebração e adoração dos Reis Magos.
As folias brasileiras têm suas origens nas matrizes ibéricas, mas com o passar do tempo foram se modificando e na atualidade possuem características próprias. Geralmente, os grupos têm uma unidade ritual autônoma, mas se diferenciam no ritual, nas construções simbólicas e nos papéis desempenhados por seus foliões.