Após 33 anos à frente da presidência da entidade, o Capitão, como é conhecido, demonstra sua gratidão por meio da obra
Aline Ruiz
aline@acidadevotuporanga.com.br
O conhecido Capitão Constantino Santoro completou recentemente seus 90 anos muito bem vividos. Durante todo o ano de 2015 ele dedicou o seu tempo para escrever um livro contando a história da Associação Beneficente “Dr. Adolfo Bezerra de Menezes”, do qual foi um dos fundadores e presidente por 33 anos. Após um ano de muito empenho e pesquisas, Capitão Constantino vai finalmente compartilhar a obra com todos os seus amigos, familiares e conhecidos em uma noite de autógrafos no Centro Espírita Bezerra de Menezes hoje, dia 4, a partir das 20h.
A Associação possui 38 anos de fundação e, ao logo de toda a sua existência, foi presidida pelo Capitão Santoro. No ano de 2012 ele deixou o cargo e foi substituído pelo confrade Revair Anesio Lopes, que permanece até hoje no posto. “Reconheço ao longo do meu mandato de 33 anos como presidente, que recebi importante ajuda de companheiros valorosos, não apenas confrades que dividiram comigo as responsabilidades, mas também de autoridades e do povo sempre generoso da cidade e até da região. Por meio do livro eu manifesto meu profundo reconhecimento e eterna gratidão a todos”, disse Capitão Santoro.
Antes da sessão de autógrafos, vai acontecer uma palestra espírita com o filho do Capitão Santoro, o Carlos Alcir, que mora em Brasília. O preço do livro será de R$ 15 e toda a renda será revertida para os projetos sociais desenvolvidos na entidade Bezerra de Menezes.
De acordo com uma de suas filhas, Rosa Maria Santoro Tedde, são poucas as pessoas que atingem a idade do pai e continuam conquistando tantas coisas maravilhosas. “No ano passado ele recebeu um título de honra ao mérito da cidade de Ouro Fino, em Minas Gerais, onde ele prestou serviço de sargento do Exército. Em paralelo a este trabalho ele também ajudava a cidade na parte cultural e esportiva. Até hoje as pessoas são muito agradecidas e dizem ter sido educadas por ele, por isso ele recebeu esse prêmio”, contou.
Ainda segundo ela, esse não é o primeiro livro que o Capitão Santoro escreveu, é o quinto. “Ele escreveu outros livros durante a sua vida, sempre gostou de escrever, mas esse recente é o primeiro sobre a história da Associação, onde ele conta sobre o surgimento da ideia de construir o local, tem muitas fotos e relatos no livro, é bem completo e muito bonito”, explicou.
A entidade
A Associação Beneficente Dr. Adolfo Bezerra de Menezes foi fundada no dia 2 de fevereiro de 1978. Lá são atendidas famílias, crianças e adolescentes. Os voluntários entregam cerca de 100 cestas básicas, divididas entre mensais e emergenciais. No domingo, aproximadamente 50 famílias recebem pão e leite. Diariamente também são distribuídos em média 100 pratos de refeição fraterna para pessoas carentes.
Os serviços da entidade são mantidos por meio de doações e campanhas, visto que não possuem ajuda de órgãos públicos. A entidade é distribuída por cozinha, pátio, lavanderia, salas de cursos diários, livraria, biblioteca e uma horta, na qual cultivam verduras e legumes. Também contam com a casa espírita, local que realizam palestras, distribuição de passes e evangelização.
Além disso, a entidade também possui muitos projetos assistências, como por exemplo cursos de música, bordado, crochê, pintura, entre outros. A entidade está localizada na rua Maranhão, 2323, bairro Cidade Nova, região Sul do município. O telefone para contato é o 3421-5806.