Evento foi realizado entre os dias 7 e 11 de março;
Henry Avelino foi ouro na modalidade Fresagem a CNC
Henry Avelino, de 19 anos, foi o responsável pelo ouro no campeonato São Paulo Skills, realizado entre os dias 7 e 11 de março, em São José dos Campos. A premiação aconteceu no último dia 22, em São Paulo. Henry representou a escola Senai de Votuporanga na modalidade Fresagem a CNC, em que o participante deve entregar uma peça pronta a partir do desenho técnico dado e do material bruto. A competição é com tempo cronometrado e é preciso usar ferramentas e máquinas para a confecção da peça.
Além de Henry, dois competidores representantes da escola Senai, Erick Bosetti do Nascimento e Lucas Rodrigues de Moura, participaram do evento, que reúne alunos de diferentes áreas tecnológicas de unidades escolares de todo Senai-SP. Eles participaram das competições com o objetivo de avaliar e propiciar a melhoria da qualidade na educação profissional.
Para o docente-avaliador e treinador, Sergio Brunassi, a competição é importante para melhorar a qualidade de ensino. “A importância é sempre melhorar o processo educacional, eles treinaram e no dia fizeram a parte deles, demonstrando um excelente preparo, onde o resultado positivo foi alcançado”, disse.
Henry é formado em Mecânico de Usinagem e durante o curso no Senai ele foi selecionado para participar do campeonato estadual. “Eles selecionam o aluno e fazem o convite para treinar. Foi a primeira vez que participei e para esse concurso eu treinei durante 1 ano e 4 meses, cerca de oito horas por dia até o início da competição”, explicou.
Agora, Henry ganhou uma bolsa no Senai e vai continuar treinando para participar da última parte do campeonato em agosto, que é a fase nacional. “Essa última fase também vai acontecer em São José dos Campos, já vou começar a treinar desde já”, comentou.
Henry contou que a expectativa para a próxima fase é grande e que ganhar o estadual foi um incentivo muito grande. “Um dos piores inimigos na hora de competir é a pressão psicológica, mas eu consegui vencer e isso me motivo a continuar”, concluiu. (Colaborou Gabriele Reginaldo)