Aline Ruiz
aline@acidadevotuporanga.com.br
Desde o dia 17 de março, a marca de whisky irlandês comanda o concurso internacional Jameson Bartenders Ball no Brasil. Em sua 4ª edição, o campeonato desafia bartenders do mundo todo a criar drinks inéditos com Jameson e reconhecer o trabalho na arte da coquetelaria. No Brasil, a disputa está acontecendo entre bares de São Paulo, capital e interior, formando um roteiro de 45 casas.
Até o dia 1º de maio, bares e restaurantes participantes irão oferecer um coquetel exclusivo criado pelo bartender responsável, que deverá utilizar a criatividade para fazer uma receita que tenha a cara de Jameson: um whisky suave, despretensioso e com forte espírito irlandês. A ação está sendo divulgada por meio de materiais de comunicação disponíveis nos bares e também nas redes sociais da marca.
E Votuporanga não ficou de fora da competição. O bartender Tulio Rodrigues Fernandes, do Baltazar Botequim, junto aos sócios proprietários Leonardo Liébana e Aécio Rodrigues, criaram um drink diferenciado para fazer parte do concurso internacional. Tulio, que era auxiliar administrativo, começou investir na profissão no final do ano passado, quando o bar foi inaugurado. “Nunca pensei em trabalhar com isso e hoje já penso de maneira diferente”, contou o bartender.
Essa também é a primeira vez que Tulio participa de um campeonato coqueteleiro, e para isso ele investiu no Green Forest. O drink leva whisky, redução do caldo de cana-de-açúcar, suco de limão e palitos de cana-de-açúcar. “Quisemos investir em um ingrediente que representasse nossa região, por isso a escolha da cana-de-açúcar”, explicou.
Além do líquido, que vai dentro de uma caneca, representando a simplicidade interiorana, outro destaque é a espuma por cima da bebida. Tulio afirmou que a espuma dá um toque final ao drink e possui água, açúcar, hortelã, licor de menta e corante verde.
Todos terão suas receitas avaliadas por um júri formado por especialistas em mixologia e representantes da marca, além do voto popular, que será contabilizado pelo número de curtidas que a foto do drink disponível na fanpage de Jameson no Facebook receber (www.facebook.com/Jameson.Brasil). No dia 16 de maio, as 10 casas selecionadas na primeira fase participarão de um evento especial, que escolherá os três vencedores da etapa Brasil. Os três finalistas ganharão ainda uma viagem para viver uma experiência única na Irlanda e o primeiro colocado de cada país participará da final mundial.