Oficinas e workshops começam hoje e seguem até agosto; serão oito encontros de trabalho, com profissionais especializados em diferentes vertentes das artes cênicas
Grupos de teatro e artistas de Votuporanga selecionados pelo Governo do Estado participarão a partir deste final de semana, de imersões por meio do Projeto Ademar Guerra. O Programa de Qualificação em Artes faz parte do Projeto Oficinas Culturais, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e é gerenciado pela organização social Poiesis.
Em parceria com a Secretaria da Cultura e Turismo de Votuporanga o Projeto promove oficinas e workshops com carga horária intensa, realizados com periodicidade regular, para grupos de teatro e interessados em geral.
As primeiras atividades terão início hoje (4/5), na Pinacoteca do Centro de Convenções Jornalista Nelson Camargo, das 8 às 18h. A imersão será com o ator, diretor, produtor e dramaturgista Miguel Hernandez, mestrando em artes cênicas pela USP, graduado em Jornalismo pela Universidade Católica de Santos e em Interpretação Teatral pela Academia Contemporânea do Espectáculo, Porto-Portugal.
Em julho, os encontros serão nos dias 16 e 17, com Juliana Calligaris, que possui mestrado em Linguística, Semiótica e Teatro pela Unicamp e no dia 31, com a atriz, dançarina e educadora Deise de Britto, doutoranda em Artes pela Unesp. Em agosto, as oficinas acontecerão nos dias 13 e 14 com Naiene Sanchez, mestra em Ciência da Informação pela ECA/USP e pós-graduada em Gestão Cultural e no dia 27, com o bailarino e músico Ramiro Murillo.
O objetivo destas atividades formativas, sempre nos finais de semana, é promover a ampliação do repertório técnico e artístico dos grupos de teatro do Estado de São Paulo, através do compartilhamento de ferramentas de diversos campos do fazer teatral, como criação, corpo e voz, interpretação e direção. Segundo a curadoria do Projeto Ademar Guerra, a escolha de profissionais provenientes de diversas vertentes e linguagens tem por objetivo apresentar aos participantes um panorama do cenário polifônico observado nas artes dos dias atuais. As Imersões marcam um importante passo no diálogo entre o Projeto Ademar Guerra e o Projeto de Qualificação em Dança.
As inscrições deverão ser feitas pelo site do Programa de Qualificação em Artes e serão ofertadas em duas modalidades: para Grupos e Individuais. As vagas são limitadas. Após inscritos, os participantes receberão e-mail com os endereços de realização das atividades, bem como orientações gerais sobre o trabalho.