Confira como quatro pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença na sua dieta
Na busca por qualidade de vida e menos peso na balança, algumas trocas saudáveis valem a pena. “Nem sempre sabemos a composição nutricional do que estamos comendo e assim podemos ingerir alimentos pensando que irão fazer bem para a nossa dieta, mas que na verdade não vão ajudar na perda de peso”, explica André Veinert, nutrólogo da Clínica Healthme Gerenciamento de Perda de Peso. Para isso, Veinert separou os quatro principais erros que comentemos durante as refeições e como substituí-los por alimentos mais saudáveis. Confira, vale a pena mudar.
Arroz branco pelo integral
Em algumas famílias o hábito de comer arroz branco vem a gerações, mas você sabia que substituí-lo pelo integral vai te trazer muitos mais benefícios para a saúde? “Quando comparamos os dois à única diferença perceptível a olho nu é a cor e a textura ao mastigarmos, mas ao ingerir o corpo age de forma diferente”, alerta Veinert. O arroz integral tem quase o dobro de fibra, comparado ao outro. As fibras vão melhorar o sistema digestivo e aumentar a sensação de saciedade, já que ela demora mais para ser absorvida. Esse tipo de arroz também tem vitaminas do complexo B e minerais. Além disso, quem come arroz integral tem menor disposição para acumular peso, facilidade em controlar a hipertensão e a circunferência abdominal.
Leite integral pelo desnatado
A diferença entre os dois leites pode ser notada pela consistência. O integral é mais grosso, enquanto que o desnatado mais fino. O motivo é a quantidade de gordura. “No leite integral a quantidade de gordura representa no mínimo 3% de sua composição, sendo indicado para crianças, desde que não tenham problemas de obesidade. Se consumido pelo adulto, devido à gordura, há maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares e dificuldade de perder peso”, explica o nutrólogo. Em contrapartida, o desnatado é ideal para quem busca manter a forma, por conter menos colesterol. Ele contém as mesmas quantidades de proteínas, cálcio, potássio e fósforo do integral, então não há perda nutricionais.
Suco de laranja pelo de uva
Saia do comum e peça uva, ao invés de laranja. O suco de uva integral têm inúmeros benefícios e é a casca da fruta que tem resveratrol, que atua na redução do colesterol e possui ação antioxidante. “O suco vai te ajudar a emagrecer, melhorar a circulação sanguínea, proteger o coração de doenças cardiovasculares, aumentar a imunidade e trazer mais anos de vida”, diz Veinert.
Barrinha de cereais por frutas
Ela é prática e pode ser levada na bolsa, ficar na gaveta do escritório, e promete te deixar mais saudável. Mas cuidado! Nem sempre uma barrinha de cereal irá te fazer bem. “Geralmente elas têm poucas quantidades de fibras e proteínas, o que não mantêm a saciedade por muito tempo, além de serem fontes de açúcar e gordura”, diz.
Sempre que possível substitua a barrinha por uma fruta. “Maçã, pera ou damascos”, ressalta Veinert. “E esse tipo de alimento deve ser consumido somente entre as refeições, nunca trocado pelo almoço ou jantar”, finaliza.
Fonte: André Veinert,
nutrólogo da Clínica Healthme Gerenciamento de Perda de Peso.