Durante toda a semana, cada uma das sete paróquias de Votuporanga teve sua própria programação do evento nacional
As famílias católicas das sete paróquias de Votuporanga celebraram unidas a missa de encerramento da Semana da Família no último domingo, na Igreja Nossa Senhora Aparecida. Cerca de duas mil pessoas participaram da celebração presidida pelo padre Geomar dos Santos (Santa Luzia) e concelebrada pelos padres Gilmar Margotto (Igreja Matriz), Carlos Rodrigues (São Bento), Ademir Batista (São Cristóvão), Jair De Marchi (São Benedito e Nossa Senhora de Fátima) e pelos diáconos José Roberto França, Lécio Alves e Nilton do Prado. Também participou a Irmã Claudenice, representando as religiosas que celebravam seu dia nesta data.
A homilia foi feita pelo padre Geomar, assessor regional da Pastoral Familiar, que disse: “vivemos nestes últimos dias uma semana de muita espiritualidade em nossas comunidades, celebrando e vivenciando a Semana Nacional da Família. A família é dom da misericórdia de Deus, nascendo do coração e da vontade Dele desde o começo na formação do homem e da mulher. É também missão porque a família deve levar esta misericórdia de Deus para outras famílias, não ficar guardando para si o que é bom. No mundo em que vivemos a família é atacada de todos os lados, é difícil formar e educar uma família. Muitas vezes dentro da família perde-se o sentido da autoridade dos pais sobre os filhos, porque é na família que os filhos são formados e educados. Se a família é frágil, teremos um futuro frágil. Os pais devem impor limites aos filhos, não transmitindo para a escola a função de educar os filhos. Não se deve confundir autoridade com autoritarismo. Muitas vezes os membros da família estão perto, mas não juntos, cada um fazendo uma coisa, ligado nos meios de comunicação. Deve-se valorizar o tempo que a família está reunida e esse tempo deve ser com qualidade. Os pais devem resgatar os filhos com a afetividade e carinho, valorizando suas ações e desenvolvendo atividades com eles. Que a Sagrada Família de Nazaré abençoe todas as famílias e as encoraje a desempenhar o seu verdadeiro papel”.
O Padre Geomar ainda agradeceu a toda a imprensa local, por terem cedido espaço para que durante toda a semana fosse publicado e divulgado reflexões sobre a família e aos meios de comunicação social que transmitiram a celebração eucarística ao vivo. Também foi feita uma homenagem às religiosas que celebravam o seu dia.
Semana Nacional da Família
A Semana Nacional da Família foi realizada em todo o Brasil de 14 a 21 de agosto, e teve como tema neste ano: “Misericórdia na Família: Dom e Missão”. O contexto da proposta da igreja para 2016, uma vez que desde dezembro do ano passado o Papa Francisco decretou o Ano da Misericórdia, como Deus é misericordioso também devemos ser, principalmente nas nossas famílias. A Semana Nacional da Família é promovida anualmente pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e teve sua primeira edição realizada em 1992, como resposta ao desejo de se fazer alguma coisa em defesa e promoção da família, cujos valores vêm sendo agredidos sistematicamente em nossa sociedade. Escolheu-se, para isso, a semana seguinte ao dia dos pais, no mês de agosto, por ser o mês vocacional.
Durante toda a semana, cada uma das sete paróquias teve sua própria programação da Semana da Família, com várias celebrações, encontros, reflexões, palestras e missas.