O município recebeu no último domingo 19 companhias de reis de diversas cidades da região
No total, 19 companhias de diversas cidades se reuniram na Capela dos Santos Reis
Aline Ruiz
aline@acidadevotuporanga.com.br
No último domingo (29), Votuporanga sediou o XXXII Encontro Interestadual de Companhias de Santos Reis, evento promovido pelo Centro de Folclore e Cultura, com apoio da Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo. No total, 19 companhias de diversas cidades se reuniram na Capela dos Santos Reis.
Quem abriu o encontro foi o Coral de Violas “A Voz do Sertão”, com um repertório receptivo de três músicas, sucedido pelo cortejo das companhias. Uma estrutura com quatro tendas foi montada em frente à capela para acomodar os integrantes.
A Folia de Reis, que celebra o nascimento de Jesus, é um evento cultural de tradição no município. “Os magos seguiram a estrela do oriente para encontrar o menino Jesus. Na bíblia não fala quantos magos são, a cultura popular que falou três por causa dos três presentes levados para Jesus: ouro, incenso e mirra. A igreja assumiu essa celebração popular e é muito devota a isso”, explicou o pároco da igreja Santa Luzia, Geomar Alves dos Santos.
Para o presidente do Centro de Folclore e Cultura, Natal Antonio Rosa, o que o motiva realizar esse trabalho são as crianças. “O que leva a gente manter a tradição são as próprias crianças. Tem um menino chamado Lucas Viola que começou arranhando o instrumento e hoje é um excelente músico, é isso que faz com que a gente queira manter essa tradição, que agora faz parte do calendário municipal”, contou.
De acordo com a secretária de Cultura e Turismo, Silvia Stipp, o evento é fundamental para resgate da cultura popular no município. “A celebração e o encontro de várias companhias buscam a preservação da nossa história e uma manifestação popular de extrema relevância, faz parte da nossa cultura”, destacou
Dentro das celebrações aconteceram: procissão, romaria, danças e algumas pessoas fantasiadas em trajes especiais, que representam os personagens tradicionais do cortejo. As músicas foram tocadas com instrumentos típicos da festa: violão, viola, sanfona, zabumba, pandeiro, caixa e reco-reco.
O Dia Municipal das Companhias de Reis integra o calendário oficial de Votuporanga desde 2016, como o último domingo de janeiro, instituído pela lei nº 5.653, de 26 de agosto de 2015.