Evento será realizado no Centro de Convenções
“Jornalista Nelson Camargo” neste sábado, às 20h30
O evento é beneficente e tem como principal objetivo resgatar a música erudita
Aline Ruiz
aline@acidadevotuporanga.com.br
O Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo” recebe neste sábado (20) o 3º Concerto a Dois Pianos, às 20h30. O evento é beneficente e tem como principal objetivo resgatar a música erudita. Nesta terceira edição, o projeto idealizado pelos pianistas Bruna de Lima, André Pignatari e Teresinha Bataglia, homenageará Mozart.
Em conversa com o A Cidade, Bruna de Lima explicou como o espetáculo será realizado. “As músicas do repertório serão interpretadas em dois pianos de cauda pelos pianistas Teresinha Bataglia, André Pignatari Filho, pelo convidado Djalma Silva e eu. Também haverá participação de instrumentos de corda para incrementar as interpretações: três violinos e dois violoncelos”, contou.
O evento é totalmente beneficente e os convites podem ser adquiridos no Santa Cruz do Centro e do Pozzobon, basta levar cinco quilos e/ou cinco litros de arroz, feijão, macarrão, óleo e/ou leite. “Nos anos anteriores, foram arrecadados mais de 4 toneladas de alimentos, que foram distribuídos em três instituições de caridade. Esse ano vamos ajudar o Lar Celina, o Recanto Tia Marlene e o Lar das Velhinhas”, disse.
A ideia do evento, segundo Bruna, é estimular os músicos a continuarem a se apresentar, fazer o bem por meio de ações de caridade da população e, principalmente, estimular a cultura da música erudita entre as cidades do interior. “A estratégia para alcançar estes objetivos é proporcionar aos espectadores traços de glamour próprios de apresentações como estas e apresentando um repertório de músicas eruditas conhecidas que agradem o gosto popular”, comentou.
Assim como nos outros anos, o evento traz uma surpresa. Nesta edição, a surpresa é que as partituras que serão tocadas estarão passando no telão maior ao fundo do palco para as pessoas acompanharem o que está sendo tocado e entenderem o nível de dificuldade das obras interpretadas. “O acordeom e baixo também farão uma participação para tornar ainda mais surpreendente o Concerto”, completou Bruna.
O 3º Concerto a Dois Pianos – Mozart também irá para Mirassol, no dia 27 de maio, e para Jales, dia 28 de maio.
O homenageado
Mozart foi autor de mais de seiscentas obras, muitas delas referenciais na música sinfônica, concertante, operística, coral, pianística e camerística. Sua produção foi louvada por todos os críticos de sua época, embora muitos a considerassem excessivamente complexa e difícil, e estendeu sua influência sobre vários outros compositores ao longo de todo o século XIX e início do século XX.
Hoje Mozart é visto pela crítica especializada como um dos maiores compositores do ocidente, conseguiu conquistar grande prestígio mesmo entre os leigos, e sua imagem se tornou um ícone popular.