Dr. Joaquim
O conceituado médico cardiologista Joaquim Figueira da Costa recebeu ontem a reportagem do A Cidade. Ele, como esportista exemplar e ex-presidente da Comissão responsável pela construção da arquibancada do velho estádio “Plínio Marin”, mostra-se interessado em saber sobre a montagem do atual elenco da Alvinegra. E não esconde a sua preocupação.
Favelas
Mas, futebol à parte, o Dr. Joaquim Figueira da Costa é um entusiasta pelo programa de desfavelamento da cidade. Quando foi o vice-prefeito, na administração de Pedro Stefanelli Filho, ele pilotou pessoalmente a construção do núcleo habitacional que colocou fim numa favela existente no Jardim Umuarama (proximidades do São João).
Pró-povo
Todavia, a maior empreitada assumida pelo Dr. Joaquim foi a criação do primeiro programa habitacional popular de Votuporanga. Foi assim que surgiu a construção de um núcleo que até hoje é conhecido como Pró-povo. A iniciativa deu-se no primeiro governo de João Antonio Nucci. (1977-83)
Vila Lions
Conta o Dr. Joaquim Figueira que a Vila Lions foi o embrião do primeiro conjunto habitacional popular de Votuporanga. A princípio o industrial A.B.Pereira e o médico Jonas Pires Correia adquiriram uma área às margens da rodovia e doaram para o Lions Clube. Numa parte do terreno foi construída a sede do clube e na outra oito casas populares que atendiam famílias de baixa renda.
Legalização
A mudança de famílias da Vila Lions para o Propovo foi necessária para legalizar a documentação dos imóveis.
O processo
No Propovo os terrenos foram doados legalmente através de um programa criado pela Prefeitura, numa iniciativa do Dr. Joaquim, na época como vereador. As casas eram erguidas pelos próprios moradores em regime de mutirão e com o apoio de entidades e amigos patrocinadores. Isso é uma parte da história da cidade.
INSS Digital
Mudando de assunto, o primeiro ato público do ano do prefeito João Dado, foi a assinatura de um acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura e o Instituto Nacional de Seguro Social. O ato deu-se ontem, no gabinete do prefeito, com a presença do gerente executivo do INSS Bruno Veroneze.
Vereadores
Apenas dois vereadores prestigiaram o ato no gabinete do prefeito. Compareceram Mehde Meidão (PSD) e Antonio Carlos Francisco (Solidariedade). Já pelo secretariado estavam presentes Encarnação Manzano (Educação), Flávio Piacente (Desenvolvimento Econômico), Mineiro (esportes) e Marcelino Poli (Cidades). Além deles, o titular da Previdência, Adauto Mariola.
Direto ao assunto
Desta feita, o prefeito Dado se prendeu apenas ao ato do acordo e evitou comentar outras pautas da Prefeitura, coisa que normalmente faz durante audiências que contam com a imprensa. Na verdade, ele tinha um outro compromisso. Estava prevista uma reunião do secretariado.
Torcida
Falando nisso, que passou pela Arena “Plínio Marin”, ontem à tarde, teve a sensação que nesta cidade ninguém trabalha. O lado das arquibancadas estava completamente lotado por torcedores que foram ver os primeiros jogos da Copinha. Calculam no mínimo uns mil torcedores. Muita gente para uma quarta-feira normal de trabalho.
Bola na rede
E quem foi não perdeu a viagem. Os dois jogos corresponderam. No primeiro uma vitória suada do Cavinho (time da casa) por 3 a 1 sobre o Timon-PI (uma equipe desconhecida do interior do Piauí). No outro jogo, um passeio do Atlético do Paraná sobre o Rio Preto. (3 a 0).
De saída:
Se os jogos da quarta-feira já levaram muita gente para a Arena, imagina como será o próximo sábado quando teremos a segunda rodada da Copinha em Votuporanga. Nota-se ainda a presença de muita gente de fora interessada nos jogos.