O secretário da Fazenda Deosdete Vechiato, segundo consta, está segurando com ainda mais força as chaves dos cofres nos últimos dias (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Corte
Ainda não há nenhum comunicado oficial, mas nos bastidores a informação é de que a ordem máxima na Prefeitura de Votuporanga é de cortar despesas. Há quem diga que as secretarias municipais já receberam a determinação para enxugar suas contas em, pelo menos, 15% e de forma imediata.
Caixa
Segundo consta, não se trata de nenhum problema de caixa. As contas públicas seguem equilibradas e isso foi apresentado anteontem durante a audiência pública de apreciação das Metas Fiscais referentes ao 1º Quadrimestre, mas há uma grande preocupação em relação aos próximos meses.
Arrecadação
A preocupação se dá em razão de uma suposta queda acentuada nas estimativas de arrecadação com o ICMS e os repasses do Fundo de Participação dos Municípios. No começo de ano há uma certa folga no orçamento por conta do IPTU e do IPVA, mas as perspectivas futuras não são positivas para a economia então, por isso, surge o corte como medida de prevenção.
*Confira mais desta coluna em nossa edição impressa e online para assinantes.