Padre Nino Carta e o jornalista João Carlos Ferreira, recordando os tempos do sacerdote como pároco em Votuporanga. (Foto: A Cidade)
Padre Nino,
Na altura dos seus 84 anos de vida dividida entre a Itália e o Brasil, com a experiência de 60 anos de ordenação sacerdotal, o padre Nino Carta passou por Votuporanga e celebrou a Missa das 10, domingo passado, na Catedral. O ato religioso foi concelebrado pelo Bispo Diocesano D. Moacir e o padre Gilmar Margotto.
História
Na homília, o padre Nino discorreu sobre a sua estada em Votuporanga nos anos 80, quando assumiu a Paróquia Nossa Sra. Aparecida, então chamada de Igreja Matriz da cidade. O sacerdote marcou a sua passagem por aqui graças ao envolvimento com a comunidade. Ele conduziu jovens para formação sacerdotal; tornou-se popular ao se revelar como grande esportista, tornando-se um exemplar torcedor da AA Votuporanguense. Não perdia jogo.
Esportista,
Votuporanga na sua história teve dois padres que caíram nas graças da torcida da AA Votuporanguense. O primeiro deles foi o saudoso corintiano Frei Arnaldo Maria de Itaporanga, que hoje dá nome a Colégio Técnico Agrícola (CA). O outro foi o padre Nino Carta. Com os dois sacerdotes na ativa, todos os jogadores da agremiação local frequentavam a Missa aos domingos e recebiam a benção antes dos jogos. O padre Nino chegou a com pôr o hino da Votuporanguense.