O secretário de Direitos Humanos, Emerson Pereira, deve liderar uma força-tarefa para controlar o número de moradores em situação de rua em Votuporanga (Foto: Redes sociais)
Perfil
Mudando de assunto, a Secretaria de Direitos Humanos, mostrou trabalho ao apresentar uma ampla pesquisa de campo, realizada por um Comitê Intersetorial, junto aos moradores em situação de rua na cidade. Esse trabalho traçou um perfil das pessoas que hoje ocupam as praças e outros espaços públicos do município para direcionar melhor as políticas públicas voltadas a este público.
Resultado
Os dados revelam que mais de 76% das pessoas que vivem nas ruas de Votuporanga hoje vieram de outras cidades do estado e até do país. O estudo mostra ainda, dentre outras coisas, os motivos que levaram essas pessoas à viverem nas ruas. A maioria esmagadora, como era de se esperar, está nessa situação em razão da dependência em álcool e/ou drogas.
Ajuda
Outro fato revelado pelo estudo é que mais de 60% da população em situação de rua na cidade já passou por clínicas de reabilitação e cerca de 52% deles não querem ajuda para abandonarem seus vícios.
*Confira mais desta coluna em nossa edição impressa e online para assinantes.