O presidente da Câmara Daniel David vai para a reeleição na Câmara como representante da Santa Casa. Contudo, a instituição tende a ter mais pretendentes para o cargo. (Foto: Assessoria )
Representação,
Chega a ser curioso, mas as categorias profissionais perderam representação na Câmara de Vereadores. Num passado não tão distante havia no legislativo local o vereador que representava o comércio, outro que falava pela classe médica ou advogado, o ruralista que tinha o apoio do Sindicato e assim por diante. Isso desapareceu.
Apoio,
Em ano eleitoral, numa época como agora, já se prenunciava quem seria o candidato a vereador de cada categoria. Tinha candidato ligado ao esporte ou a igreja, outros que tinham o apoio de segmentos específicos como da Santa Casa ou de alguma colônia imigrante.
Exemplos,
Diziam por exemplo que o Hideito Otuki foi vereador da Colônia Japonesa; o dr. Joaquim Figueira, Wilson Roncatti, Zambom e o dr. Miguel Gerosa chegaram a Câmara com o apoio da classe médica. Antonio Trombone foi vereador pela igreja católica. Mas na classe jurista foi quem se destacou com Viana Filho, Octávio Viscardi e outros não menos votados. Milton Lisboa era o vereador da Polícia Civil.
*Confira mais desta coluna em nossa edição impressa e online para assinantes.