Estando dentro da sala aula há 28 anos, como bom vendedor de livros e publicitário que fui consigo visualizar uma sociedade despedaçada e sem rumos definidos. Como as hierarquias não são respeitadas, começando dentro de casa, uma criança que não respeita e não acata os ensinamentos dos pais, será um adulto indisciplinado. Alguns familiares preferem deixar a responsabilidade para a Escola mas educação, respeito , religiosidade começa em casa e a escola compete auxiliar a família; sendo de fundamental importância os avanços nos conhecimentos ,no preparo para vida social,no aperfeiçoamento para o trabalho visando prepará-los para o acesso as universidades e principalmente ao mundo do trabalho. Todas estas questões elencadas são discutíveis e vira um tremendo jogo de empurra e empurra ninguém assume a responsabilidade pela educação de nossos filhos e filhas.
O pai culpa a escola, a escola culpa os pais, a polícia culpa a escola e os pais pela não educação e aí vai a Educação. Quando o mundo adulto é deseducado obviamente teremos crianças e jovens deseducados. Antigamente não víamos pessoas ligadas ao “Poder Judiciário” se manifestarem através da imprensa , juízes, promotores, desembargadores, Ministros do STF,tínhamos nestas pessoas os cumpridores da Lei, da justiça, da soberania nacional. O que vemos hoje? Pessoas achincalhando, desrespeitando e manchando a honra do sistema que deveria ser corretivo dos erros cometidos e das distorções legais. Estamos num emaranhado de corrupção sem precedentes onde todos os setores da sociedade estão comprometidos, principalmente pela quebra das hierarquias e não cumprimento das obrigações legais e o que estamos vendo crescer assustadoramente são as ideias reacionárias, volta da lei de talião, dente por dente, olho por olho e principalmente cerceamento a liberdade da livre manifestação, estamos retroagindo à Idade Antiga e à Idade Média.
O poder político representado pelos órgãos religiosos e as oligarquias atrasadas querem interferir na escola, não permitindo que se manifeste o conhecimento cientifico e “Laico” que é o que deve mover a escola. Todas as vezes que os religiosos interferiram no andamento da escola houve um atraso violento; veja bem sou contrários as guerras religiosas e guerra baseada na ganância econômica que move o mundo e America Latina como um todo.Nossa missão não é discutir se a religião A, B ou C está com a razão. As ciências como: Psicologia, Sociologia, Filosofia, etc. devem ser respeitadas e terem liberdade para pesquisar, ensinar, mediar o conhecimento humano, não compete à escola fazer proselitismo religioso e nem definir se a religião está com a razão, religião é de extrema competência da família, quando o trabalho é bem feito em casa, ele surte efeito dentro da escola, tornando-se facilitador do trabalho da escola, quando a família é presente na vida do filho também, os frutos ecoam por todos os lados. Minha mãe tinha uma teoria de que os filhos não deveriam ser criados a lei do feijão e sim desfrutar de regras de convivência, respeito as pessoas, honestidade acima de tudo, não pegar nada dos outros, viver do seu trabalho para não sacrificar ninguém e dentro da sua ignorância era uma verdadeira sábia , de alguém que freqüentou à escola por apenas três meses e ainda paga porque a família não permitia que a mulher estudasse na época dela, para mulher estudar precisava ser escondido do Pai porque a sociedade era extremamente machista e mulher tinha que ser piloto de fogão, procriar filhos e educá-los.
Na minha casa a hierarquia sempre predominou mesmo porque minha ficou viúva com 28 anos com seis filhos para criar e depois veio eu e minha irmã completando oito filhos e ai de quem quebrasse a hierarquia dentro de casa, como dizia a moça da novela das oito “o Pau te acha”, tenho pena de certos pais quando na qualidade de educadores em relação aos seus filhos os corrigimos e o mesmo nos afronta e nos desrespeitam, mal sabem eles que estão plantando um semente selvagem e extremamente destruidora e vão ter que amargar a erva daninha para resto da vida.Nós professores passamos e vida continua.Tem um ditado que os nossos filhos e nossos alunos não são nossos, eles pertencem ao mundo e ele é extremamente cruel e avassalador e por este motivo temos que ter muito cuidado com que plantamos porque a colheita pode ser extremamente perigosa e destruidora. Hoje, as mídias são extremamente maléficas, nossas crianças estão expostas a todo um lixo cultural, se é que podemos chamar de cultural, numa sociedade que não valoriza o conhecimento como fonte e ponte para o futuro, onde a lei do mais forte predomina. O abandono intelectual leva-nos a marginalidade, nossos filhos são sombras dos nossos pensamentos e ações, como dizia nosso famoso médium espírita Chico Xavier: “Educar a criança hoje, para não punir o adulto do amanhã.” Educação deve ser libertária, não estar presa a dogmas ou crenças e sim nos embasamentos técnicos e científicos. As leis devem ser cumpridas, as hierarquias respeitadas, a liberdade de expressão um direito absoluto, as ideia podem brigar, mas os homens jamais. Toda forma de opressão, de intolerância devem ser quebradas e extirpadas porque as mudanças nos rumos do País estão embasadas no respeito mutuo, nos princípios morais e éticos. Sem estes conceitos não há hierarquia que seja respeitada e nem sociedade dos nossos sonhos. Uma sociedade sem prumo e timoneiro não sobrevive, vegeta e está fadada a destruição ou a inércia absoluta.